De que está à procura ?

Lifestyle

Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora com 48 filmes em competição

Exif JPEG

Quarenta e oito filmes vão competir na 13.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que se realiza, entre 09 e 13 de junho, nesta cidade e em Beja e Portalegre.

O evento é promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, associação “Lua aos Quadradinhos” e pelo Cineclube da Universidade de Évora, em parceria com as associações Estação Imagem e Lendias d’Encantar.

Segundo os promotores, a extensão do FIKE a Portalegre e a sua realização no mês de junho, após decorrer durante vários anos em outubro, são as principais novidades da edição 2015 do certame alentejano.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização adianta que as curtas-metragens selecionadas para a fase de competição internacional são provenientes de 17 países e vão disputar as categorias de ficção, documentário e animação.

As películas portuguesas estão em maioria, num total de 11, mas existem também filmes oriundos da Argentina, Israel, Austrália, Tunísia, Vietname, Cambodja, Rússia, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, França, Suécia, Suíça, Itália e Espanha.

O “contingente luso” que vai disputar os troféus do festival é constituído por cinco filmes de ficção, um documentário e cinco de animação.

O festival conta, este ano, com cerca de 40 estreias internacionais, sendo que, ao todo, vai estar em exibição no FIKE mais de uma centena de filmes, em competição e nas mostras paralelas.

O júri oficial da edição deste ano do certame integra a atriz portuguesa Adelaide Teixeira, o diretor artístico do Sardinia Film Festival (SFF), o italiano Carlo Dessi, e o músico e compositor de bandas sonoras norte-americano Nik Phelps.

O prémio para o melhor documentário será votado pelo júri Estação Imagem e, como habitualmente, será atribuído o Prémio do Público, cujos jurados serão todos os espetadores presentes nas salas onde vão ser exibidos os filmes em concurso.

As sessões do FIKE realizam-se no auditório do Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da Universidade de Évora, no Teatro Pax Julia, em Beja, e no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA