De que está à procura ?

Lifestyle

Exposição dedicada a Souto de Moura na Alemanha

Uma exposição sobre 35 anos da obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura, galardoado com o Pritzker em 2011, foi inaugurada sábado, em Düsseldorf, na Alemanha.

Intitulada “Souto de Moura 1980 – 2015”, a mostra reúne 14 projetos do arquiteto portuense, e é uma iniciativa de Nuno Graça Moura, arquiteto e antigo colaborador de Eduardo Souto de Moura.

A exposição é acolhida pela Fundação Insel Hombroich, num pavilhão desenhado na Raketenstation Hombroich por outro nome de referência da arquitetura, Álvaro Siza Vieira, o primeiro arquiteto português a receber o Pritzker, em 1992.

Em foco vão estar as obras mais recentes de Souto de Moura, como a Central Elétrica do Tua ou o crematório na Bélgica, mas, segundo a organização, a iniciativa “pretende ser o mais abrangente possível, tendo-se por isso selecionado alguns dos mais relevantes trabalhos realizados por Souto de Moura nos últimos 35 anos”.

Serão apresentadas maquetas dos projetos, desenhos de trabalho, fotografias e uma entrevista filmada do arquiteto de 62 anos, sendo algum deste material inédito.

Será lançado um catálogo bilingue (em alemão e inglês), da autoria de Nuno Graça Moura – o curador -, com design de António Queirós, e textos, entre outros, de Eduardo Souto de Moura, Carlos Machado e Frank Boehm.

De acordo com um texto divulgado pelo curador, o objetivo é “levar ao público germânico uma nova perspetiva de um dos mais surpreendentes arquitetos da atualidade”.

“Uma seleção é, por natureza, sempre parcial e incompleta”, sublinhando, no entanto, que “as obras de Souto de Moura crescem com o tempo, como é privilégio das criações maiores, e continuamente desvendam pistas para a compreensão da obra na sua globalidade”.

A mostra ficará patente até 24 de agosto deste ano no Pavilhão Siza, na Fundação Insel Hombroich, em Neuss, Dusseldorf, na Alemanha.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA