De que está à procura ?

Comunidades

Emigrante faz bandeira gigante de Portugal com tampas de plástico

Mais de 135.000 tampas de garrafas de plástico, recolhidas durante quase cinco anos no Luxemburgo e na Bélgica, vão servir para fazer a maior bandeira portuguesa jamais realizada fora do país.

Augusto Cancela, natural de Rio de Moinhos, Penafiel, tem 51 anos e vive no Luxemburgo há mais de 20. Trabalhador da construção civil começou a recolher “tampas e outras coisas para manter o estaleiro limpo” e acabou a recolher sacos e sacos de tampas de plástico para ajudar pessoas necessitadas.

Autor de duas bandeiras, uma portuguesa e uma luxemburguesa, Augusto Cancela quis homenagear a seleção portuguesa de futebol pelo seu triunfo no Euro2016 e decidiu fazer uma bandeira lusa que terá cerca de 150 metros quadrados.

Augusto Cancela, que também é columbófilo, promete ainda fazer a largada de um pombo cada vez que conclua um metro quadrado de bandeira. No final efetuará uma largada de 150 pombos, ou seja, um número equivalente ao total de metros quadrados da bandeira.

A “construção” da bandeira terá lugar este fim-de-semana, dias 29 e 30 de outubro, num pavilhão desportivo do norte do Grão-Ducado do Luxemburgo. Augusto Cancela conta com o apoio do presidente de Winseler, a autarquia onde reside. Romain Schroeder “apadrinha” a iniciativa e já pediu ao português que “para a próxima faça uma bandeira do Luxemburgo”.

A mega-bandeira de tampas de plástico vai estar exposta ao público vários dias, sendo depois doadas as tampas a uma associação de solidariedade, a TexMax Solidário, que tem como vocação ajudar crianças deficientes em Portugal.

Local:

Centre Sportif et Scolaire de Harlange, 15 Mgr Fallize, 9655 Harlange (Harel), Grão-Ducado do Luxemburgo

Horários:

29 de outubro, sábado, 9:00 – Início da construção da bandeira

30 de outubro, domingo, 16:00 – Cerimónia de apresentação da bandeira na presença das autoridades locais

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA