De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Exibição do documentário “CZizinci / MYgranti” com presença do realizador António Pedro Nobre

Segunda-feira, dia 12 de março (às 19h00), será exibido “CZizinci / MYgranti” (CZ 2016, 82 min., OV), no Tschechisches Zentrum Berlin (Wilhelmstraße 44 / entrada pela Mohrenstraße, 10117 Berlim), um documentário da autoria do português António Pedro Nobre e do italiano Emanuele Ruggiero.

Os dois realizadores encontraram-se na cidade de Brno, onde moram com as respetivas famílias à vários anos. Ambos são cineastas e estrangeiros na República Checa – o que os levou a criar um projeto sobre a migração da República Checa. Após a supressão da Primavera de Praga em agosto de 1968, muitos checos deixaram o país ao mesmo tempo que muitas pessoas de vários países migraram para a República Checa.

Entre os retratados, há um professor do Canadá, um ilusionista da Espanha, um músico do Irão, um congolês que foi para lá muito antes de 1989, um checo que emigrou para Paris e ainda mora lá, um britânico que vive em Brno com a esposa vietnamita e que não sabe será deles no futuro (devido ao Brexit) e um checo que, depois de muitos anos, decidiu voltar para a sua a terra natal. Todos eles falam sobre as suas vidas incomuns, explicam o que pensam sobre os estrangeiros, a sua pátria e a vida quotidiana na República Checa.

“Como cineastas profissionais e estrangeiros que vivem neste país, também compartilhamos as nossas experiências. (…) Queremos promover o multiculturalismo na República Checa, uma terra que ao longo dos séculos experimentou a partilha de tradições e a mistura de diferentes tipos de pessoas.”, pode ler-se na página de Facebook do documentário.

Este é um evento EUNIC organizado pela Embaixada de Portugal – Instituto Camões Berlim, o Instituto Cultural Italiano de Berlim e o Centro Checo de Berlim. Depois da visualização do documentário será tempo para uma conversa com o realizador António Pedro Nobre. Entrada gratuita.