De que está à procura ?

Colunistas

A violência nas escolas

Hoje em dia o lar torna-se rapidamente uma região árida no que tange ao ensino de valores. A desintegração das famílias torna o lar uma inadequada sala de aula, muitas das vezes ambos os genitores trabalham fora, divórcios, família de um só genitor, que também trabalha fora, filhos pequenos entregues a outras pessoas, ou deixados sozinhos em casa, e tendo por companhia a televisão, a qual tantas vezes apresenta o sexo como diversão e ensina a violência como a solução dos problemas. Muitos destes efeitos nocivos terminam em resultados: como um comportamento criminoso, um aumento no abuso de drogas e de bebidas alcoólicas, elevado grau da gravidez entre adolescentes, dos abortos e das doenças venéreas, e o trágico aumento de mortes de adolescentes.

O fracasso de nossos lares, de nossas escolas e de nossas igrejas em transmitir um sólido e duradouro sistema de valores para aqueles que eles influenciam, trouxe á actual sociedade de nossos dias muitos dos mais graves problemas da actualidade! Os lares jogaram os verdadeiros valores no caldeiro do lixo e deixou este mundo entregue sem sentido, e com a ideia de vale tudo.

O papel da TV e de filmes

Cada vez hoje mais crianças vêem em seus lares programas e filmes violentos e sádicos na televisão. Por isso muitas autoridades e pesquisa feitas sobre os hábitos de ver TV, por especialistas nessas matérias, classificam como impróprios a metade de todos os filmes que os menores tem visto. No entanto muitos desses menores, apreciam especialmente as cenas violentas.

Escolas e os pais

Muitos Pais atribuem grande parte da culpa pelo aumento da violência á falha das escolas em ensinar valores morais. Mas será justo culpar os professores de falharem em instilar valores morais nas crianças? Temos que ver o seguinte: a disposição duma criança já está formada muito antes de ele ou ela ir para a escola. Se os pais em seus lares não instruem bem seus filhos, pois esse é o papel principal de um chefe de família perante o Criador, veja a injunção bíblica de Deuteronómio 6: 5, 6. Por conseguinte, como podem os professores fazerem aquilo que é o dever dos pais? Impossível. Isto mesmo que o professor seja muito amoroso e esteja disponível, primariamente, os pais tem o dever moral de ensinar a seus filhos os valores de moral e do bom senso! Uma coisa deve ficar clara na mente de todos os pais; os professores, que vêem os alunos por algumas horas por dia, “ nada podem fazer para colocar a fibra moral que os pais dos alunos negligenciam! Os pais devem ajudar a seu filhos a diferenciar o certo do errado.” Não há dúvida, a base para a saudável conduta moral tem de ser lançada, pelos pais, bem cedo na vida. São eles, em vez de as escolas, que tem de envolver-se primariamente em ensinar valores morais a seus filhos.

Atitude para com a autoridade

As escolas muito tem feito para inculcar respeito pela autoridade, os professores instruem os alunos a terem respeito pela autoridade. E na ausência dos pais, quando os alunos estão nas aulas, quem é a autoridade ali são os professores, e também neste campo os pais tem uma grande responsabilidade de inculcar isso no coração de seus filhos, que sejam obedientes aos professores! Infelizmente a rebelião por este tipo de autoridade está cada vez mais débil. É muito triste que muitos pais dêem a entender a seus filhos que os professores são um zero á esquerda, e que não tem nenhuma, ou pouca autoridade perante e sobre seus filhos; nas aulas os professores exercem o papel de pai e professor. A falta de cooperação dos pais com os professores, tem trazido muita mágoa nas famílias. Daí que este assunto deva ser levado muito a sério para bem do futuro dos filhos e suas famílias!

 

Como posso frequentar a escola sem apanhar dos outros?

Muitos jovens também correm o risco de apanhar pancada e ser ultrajados pelos seus colegas quando vão ás aulas. O que podem fazer os jovens que são vitimas desta situação? Eles devem ser perspicazes conhecendo as más companhias e se desviando delas. A maioria das brigas entre os alunos se dá nas pausas, nos corredores, ou escadarias. O conselho é estar alerta e ter cuidado e conseguir passar em segurança nesses locais mais perigosos. O conselho da bíblia neste sentido é prático, em 1 Coríntios 15:33 diz: “ Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis.” Evidentemente o desejo natural de todos, é sermos pessoas simpáticas e amorosas para com todos. Mas ser um pouco reservado pode ser de grande ajuda neste sentido. Exige também autodomínio quando se é ofendido, e catalogado com nomes feios por ser provocado. Mas o retaliar não é o modo sábio a se seguir, pois violência gera violência. Caso o tentem agredir, então como último recurso, poderá utilizar quaisquer meios razoáveis e necessários a fim de se proteger.

A rebelião espalhou-se além da sala de aula

Na década dos anos 70 a rebelião dos jovens começou a descer das Universidades para as escolas Secundárias, e hoje atingiu também as escolas primárias. Nas décadas dos anos 60 e 70, também se faziam travessuras nas escolas. Mas era costume quando o professor entrava na sala de aulas, parar qualquer barulho e havia silencio e respeito pelo professor; como dar um cumprimento em uníssono: Bom dia senhor professor. Os professores eram símbolos de autoridade. Hoje a situação mudou para muito pior em muitos aspectos. São todos os factores que acabei de mencionar que sendo nocivos tem gerado uma atmosfera horrível em todas as nações.

Amiúde hoje os jovens desprezam não só a autoridade escolar, como a autoridade policial e governamental. Muitos jovens vêem estas autoridades instituídas como uns empecilhos e perda de tempo. Eles também vêem seus Pais protestarem como muitos outros tipos de autoridades; daí vimos por vezes pequenas anarquias que corrompem nossa actual sociedade. Fique bem claro que os jovens observam atentamente quando seus pais, seus professores, os bombeiros, os funcionários públicos, os médicos entram em greve. Meditem bem! Será que os jovens não irão concluir que a rebelião é o único modo de se progredir?!

Resumindo: O Fracasso dos Lares, das Escolas e das Igrejas, e a perda dos verdadeiros valores que estas Instituições falharam em transmitir, trouxeram muitos de nossos problemas da actualidade. O declínio da honestidade, a falta de objectivo nacional e a desastrosa ênfase ao materialismo, um declínio do orgulho resultante de consecuções pessoais, a dedicação a um alto nível de consumo, dando-se ênfase à auto gratificação. Este estilo de vida e de valores são muitos dos elementos que levaram à queda do Império Romano. Só discursos não bastam. Toda a sociedade deve reconhecer que já está muito funda no lamaçal.

Ajuda para criar filhos num mundo permissivo

Embora a Bíblia não seja exclusivamente um manual de criação de filhos, mas sendo ela produto do Originador do Casamento e das famílias, podemos esperar que tem muito a nos dizer na Educação de nossos filhos. Os conselhos que a palavra de Deus nos fornece são fundamentais para Criar hoje filhos num mundo permissivo. Suas directrizes com milhares de anos, continuam sempre bem actuais. Pode verificar que é mesmo assim num exemplar da Bíblia que você tenha em casa!

A Bíblia ilustra o relacionamento entre pais e filhos de um modo que enfatiza a necessidade que uma criança tem de orientação dos pais. O Salmo 127:4 , 5 diz: “ Como flechas na mão de um poderoso, assim são os filhos da mocidade. Feliz o varão vigoroso que encheu deles a sua aljava.” Portanto, os filhos são comparados a flechas, e o pai, a um poderoso guerreiro. Do mesmo modo que um arqueiro sabe que suas flechas não atingirão o alvo acidentalmente, pais amorosos percebem que criar filhos não pode ser deixado ao acaso. Querem que seus filhos atinjam um “ alvo “ – uma vida satisfatória, como adultos felizes e responsáveis.

Querem que seus filhos façam boas escolhas, que sejam sábios, evitem problemas desnecessários e atinjam objectivos que valham a pena. Mas não basta apenas querer. O que é necessário para que uma flecha atinja o alvo? Ela precisa estar bem preparada, bem protegida e bem direccionada. Do mesmo modo, os filhos precisam ser preparados, protegidos e direccionados para que sua jornada até a idade adulta seja bem-sucedida.

Os pais tem esse dever perante seu Criador e Originador da família humana. E segundo o tema que estamos tratando, não podem simplesmente mandar todos os dias as flechas para a escola e os outros que façam o trabalho todo referente á educação! Pais responsáveis tem um grande papel em ajudar seus filhos num mundo cada dia mais permissivo.

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA