De que está à procura ?

Comunidades

Vasco Cordeiro visita comunidade açoriana na Califórnia

O presidente do Governo dos Açores lembrou a presença da comunidade açoriana na Califórnia “ao longo de várias décadas”, e destacou áreas a explorar para “o desenvolvimento” da parceria da região com o estado norte-americano.

“Acreditamos que há áreas que podem ser bons pontos de desenvolvimento dessa parceria”, declarou Vasco Cordeiro, enumerando o mar, a investigação espacial e as novas tecnologias como campos em que essas sinergias podem ser efetivadas.

O governante falava aos jornalistas portugueses, na terça-feira à noite em San José (menos oito horas que em Lisboa e sete que nos Açores), num dia em que esteve reunido com a vice-governadora do estado da Califórnia, Eleni Kounalakis.

Vasco Cordeiro declarou ter apresentado à vice-governadora matérias como a ambição dos Açores com a “sustentabilidade do mar”, lembrando ainda a “aposta quanto ao desenvolvimento do setor espacial” e o investimento em novas tecnologias, nomeadamente através do projeto “Terceira Tech Island”.

O chefe do executivo açoriano está em visita oficial ao estado da Califórnia até sexta-feira.

Esta é uma “oportunidade de desenvolver contactos institucionais”, com o “desejo do fortalecimento da ligação entre os Açores e a Califórnia” como pano de fundo, sinalizou já Vasco Cordeiro.

O governante açoriano presidiu, a convite do presidente da Universidade da Califórnia, à inauguração do instituto português Beyond Borders, que se destina a promover a cultura e a língua portuguesa, com um foco especial na diáspora açoriana.

Após a inauguração do instituto, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o presidente do Governo Regional profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.

Está também previsto um encontro com o autarca [‘mayor’] de Artesia, Tony Lima, assim como com a comunidade açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na região.

Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o ‘mayor’ de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a comunidade residente nesta zona da Califórnia.

Segundo dados oficiais, a população de origem portuguesa na Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70% seja oriunda dos Açores.

Nesta deslocação oficial, o presidente do Governo dos Açores é acompanhado pelo secretário regional com a tutela das Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA