De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Universidade do Porto procura ex-alunos espalhados pelo mundo

A Universidade do Porto criou “embaixadores” para os encontrar e reunir ex-alunos. Estes mês, em Paris, juntaram-se 60 alumni que ali trabalham e residem.

Tanto são portugueses como estrangeiros, e muitos deles ocupam posições profissionais de destaque: os antigos alunos da Universidade do Porto são um ativo que esta instituição acarinha e quer cultivar, mesmo quando fora do país.

Para isso “elege” embaixadores seus, organiza reuniões e aceita propostas de outros eventos por parte dos primeiros – ainda no passado dia 19 de outubro ocorreu o 1.º Encontro Alumni U.Porto em Paris.

Para o vice-reitor Hélder Vasconcelos o contacto permanente com os antigos alunos tem uma dupla vantagem: aumenta a rede de contactos destes e serve de cartão de visita para a instituição nortenha. O “envolvimento o mais alargado possível da Universidade do Porto com os seus antigos estudantes residentes no estrangeiro” é algo de essencial para Hélder Vasconcelos, que além de vice-reitor é também responsável pelo Gabinete de Apoio aos Antigos Alunos da UP. É que, na sua perspetiva, tal “envolvimento” ou contacto “proporciona uma fonte de conhecimento muito relevante” para aqueles que ainda estão a estudar na universidade nortenha e “dá origem a ensinamentos muito úteis também para os que estão a ponderar desempenhar atividade profissional fora do país, na sequência da formação académica que nela receberam”.