De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Uma praia fluvial de “ouro” em Castro Daire

Localizada na margem direita do Paiva, um dos rios menos poluídos da Europa, segundo avaliações da Quercus, a praia fluvial da Folgosa, a única deste género no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, está ainda pouco intervencionada por ação humana e essa é uma das razões porque é tão apetecível a quem a conhece.

Está envolvida pelo verde da serra, como um ninho escondido num pequeno vale encantado. E por isso mesmo, não falta sombra nem o chilrear dos pássaros. A associação ambiental concedeu-lhe este ano o estatuto de «praia com qualidade de ouro», pela qualidade das águas límpidas desta praia.

Mas as boas notícias não ficam por aqui para quem está a precisar de um dia passado numa praia fluvial. Para matar a fome e a sede, o bar existente no local tem bebidas e petiscos todos os dias durante a época balnear, até às 02h00. É, também, possível levar o piquenique e almoçar no parque de merendas, há casas de banho disponíveis com balneário, existe ainda um campo de futebol de praia e é permitido acampar numa zona criada recentemente para o efeito. Mas há mais: consoante as variações do caudal do rio, em algumas ocasiões é possível realizar alguns desportos aquáticos nesta zona.

Para quem preferir uma sugestão de almoço ou jantar fora da praia fluvial, mas ali ao perto, a «Evasões» sugere o Terminal é um restaurante e cervejaria com pratos do dia a preços acessíveis. Do arroz de feijão com bacalhau frito à massa à lavrador, as opções são sempre bem aviadas. Os amantes de caminhadas têm, também, o Trilho das Levadas mesmo ali ao lado, um percurso circular rodeado de natureza e sempre ao longo do vale do Rio Paiva.