De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Um português e um belga vencem concurso Fashion Design Competition

O belga Cyril Bourez e o português Daniel Gonçalves foram os vencedores do concurso Fashion Design Competition na área do ‘design’ de moda e no setor do calçado, respetivamente, anunciou esta terça-feira o Centro de Inteligência Têxtil (CENIT).

Num jantar que decorreu no Palácio da Bolsa hoje à noite, no Porto, a CENIT anunciou que o vencedor geral na área do ‘design’ de moda foi o belga Cyril Bourez, de 26 anos, e o vencedor geral concurso no setor do calçado é o português Daniel Gonçalves, também de 26 anos. Cada um dos vencedores terá direito a cinco mil euros em dinheiro.

Entre os 30 ‘designers’ de vários países da Europa selecionados para participarem na IV edição do concurso “Fashion Design Competition”, um evento que decorre no Porto até à próxima quinta-feira, há também um vencedor por cada país participante na área do ‘design’ de moda’.

De França, a vencedora foi Marylyn Hampartzounian, da Alemanha foi Otilia Vlad, de Itália a galardoada é a Beatrice Mason e de Portugal o vencedor foi Filipe Augusto.

Conception Martinez Moh foi a vencedora por Espanha e do Reino Unido é Jehwa Rhee Soorhee. Cada um destes vencedores recebe 2.500 euros.

No setor do calçado, o vencedor geral foi o português Daniel Gonçalves, que recebe um prémio pecuniário de cinco mil euros.

A vencedora da República Checa no setor do calçado foi Barbara Bugyíkov, de Itália a escolhida foi Stephanie Lundby e de Espanha Jaimes Harmakis. Cada um destes vencedores ganha 2.500 euros, dando um total de 37.500 mil euros em prémios que a CENIT distribuiu hoje, disse à Lusa fonte daquela organização.

Os coordenados e o calçado a concurso foram avaliados por um júri composto por sete elementos do universo do setor de moda e calçado de cada um dos países participantes na competição.

Os critérios de seleção do júri vão ter em conta a coleção global, criatividade e inovação, silhueta, qualidade de execução e originalidade.

O concurso Fashion Design Competition tem apoios de fundos europeus.

Em entrevista à Lusa, o presidente CENIT, Manuel Teixeira, considerou que o Porto pode ser o próximo destino para futuros ‘designers’ que desejem estudar e lançar marcas próprias, porque há escolas e uma “fileira industrial única” na Europa.

“Entendemos que há matéria, conteúdo, há escolas em Portugal que estão a investir muito na formação da área da moda e que querem crescer e começar a atrair alunos estrangeiros para virem estudar para Portugal”, declarou Manuel Teixeira, referindo que, tal como está a acontecer em Espanha, onde vai muita gente estudar moda do mundo inteiro, a cidade do Porto também pode ser o próximo palco.

À margem na quarta edição do concurso “Fashion Design Competition”, evento tutelado pelo CENIT e que decorre na cidade do Porto, Manuel Teixeira disse que, na Europa, “praticamente não existe” uma fileira industrial tal qual existe neste momento em Portugal.