De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

UE negoceia vacina que pode ser eficaz contra a covid

A Comissão Europeia aprovou esta semana um terceiro contrato com uma empresa farmacêutica, a Janssen Pharmaceutica NV, uma das empresas farmacêuticas Janssen da Johnson & Johnson. 

Assim que se comprovar a segurança e a eficácia da vacina contra a covid-19, o contrato permite que os Estados-Membros adquiram vacinas para 200 milhões de pessoas. Terão também a possibilidade de adquirir vacinas adicionais para mais 200 milhões de pessoas.

Os Estados-Membros podem também decidir doar a vacina a países com rendimentos baixos e médios ou redirecioná-la para outros países europeus.

A Comissão já assinou um contrato com a AstraZeneca e com a Sanofi-GSK e concluiu com êxito negociações exploratórias com a CureVac, a BioNTech-Pfizer e a Moderna.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «Uma vez que o coronavírus continua a propagar-se de forma preocupante em toda a Europa, é fundamental encontrar uma vacina, e depressa. Estou satisfeita por termos conseguido chegar a acordo com a Johnson & Johnson para a aquisição de vacinas para 200 milhões de pessoas. Este será o nosso terceiro contrato com uma empresa farmacêutica. O nosso objetivo é proporcionar aos cidadãos da UE vacinas seguras e eficazes assim que estas forem desenvolvidas».