De que está à procura ?

Europa

UE de acordo para embargo ao petróleo russo

© DR

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) chegaram esta segunda-feira a acordo para um embargo ao petróleo russo, anunciou o presidente do Conselho Europeu, explicando estarem em causa dois terços das importações europeias à Rússia.

“Acordo para proibir a exportação de petróleo russo para a UE. Isto abrange imediatamente mais de dois terços das importações de petróleo da Rússia, cortando uma enorme fonte de financiamento para a sua máquina de guerra”, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa publicação no Twitter.

Esta medida representa “pressão máxima sobre a Rússia para acabar com a guerra”, conclui.

O presidente do Conselho Europeu também anunciou que entre o novo conjunto de sanções decididas pela União Europeia, o principal banco russo Sberbank será desconectado da rede Swift.

Os líderes dos 27 países membros da UE reunidos em Bruxelas também aprovaram, na noite de segunda-feira, a concessão de 9 mil milhões de euros ao governo ucraniano para cobrir as suas necessidades imediatas de caixa para fazer a economia funcionar, anunciou o Presidente do Conselho.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA