De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Túnel do Marão abre em abril e é o maior da Península

A Autoestrada do Marão, que vai ligar Vila Real a Amarante, abre ao tráfego “seguramente em abril”, prevendo que se concretize até ao final da primeira quinzena desse mês.

“Este é o ano em que acabará a barreira mítica do Marão, uma barreira simbólica que fica agora definitivamente ultrapassada. Esta autoestrada representa um fator de maior aproximação deste território ao litoral”, afirmou Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real, que falava durante a apresentação, naquela cidade, da programação da Capital da Cultural do Eixo Atlântico 2016.

A Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica com quase seis quilómetros, vai ligar a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).

Esta nova via representa uma alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4), que serpenteia a serra, permitindo que a viagem se faça em maior segurança e mais rapidamente.

“O Túnel do Marão vai eliminar essa barreira mítica, vai alterar estes conceitos quer de distância e eliminar essas ideias de que havia perigo, que era uma viagem incerta e que o tempo e as condições climatéricas muitas vezes não permitiriam saber a hora a que se chegava ao destino”, salientou.

Na sua opinião, “já não é razoável dizer que este é um território do Interior”, no entanto frisou que a nova autoestrada “vai eliminar definitivamente esse conceito”.