De que está à procura ?

Colunistas

Testemunhos reais: Ricardo Malo, Gestor Financeiro

Ao longo do percurso profissional quais os obstáculos mais relevantes que encontrou?

Os maiores obstáculos sempre estiveram directamente relacionados com as mudanças ocorridas ao longo das diversas fases da carreira profissional. De facto, tendo residido fora de Portugal durante mais de 15 anos em ambientes tão diferentes como o anglo-saxónico e o africano, cada empresa em que trabalhei sempre correspondeu a uma nova realidade cultural, a graus diversificados de empenho profissional e até proximidades diferentes em ambientes informais extra profissionais. A chave para lidar com estas situações sempre foi um grande flexbilidade e uma grande curiosidade de aprender.

Sentiu o “poder e reflexos positivos do Networking” no seu percurso profissional?

Tive o privilégio de fazer parte da primeira edição do INOV CONTACTO do ICEP em 1998, e durante o programa uma das ideias mais repetidas foi precisamente sobre o poder do networking num mundo globalizado. A minha rede não se cinge aos países onde trabalhei, e já tive contactos mais ou menos casuais que definiram novos caminhos e novas oportunidades. Ferramentas como o LinkedIn são muito importantes para cultivar o networking e para nos mantermos no radar de outros profissionais.

Os projectos internacionais foram sempre uma motivação/curiosidade?

Enorme…. a vertente internacional sempre foi um critério importante para a escolha da empresa e projecto profissional. E esta grande exposição aos mercados internacionais, ao permitir comparar a cultura empresarial portuguesa com a de outros países, terá sido o principal factor que me levou a sair do país. Considero que Portugal tem ainda um caminho muito longo a percorrer em áreas como a meritocracia, atractividade do mercado de trabalho e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O que é o Sucesso para si?

É um conceito variável, mas resumidamente considero que é ter a capacidade de definir prioridades e objectivos de vida, que podem variar consoante as circunstâncias, e ter a inteligência e sabedoria para procurar as oportunidades para concretizá-las. Em termos de objectivos é natural que evoluam com a idade e amadurecimento, e que numa primeira fase seja mais importante explorar o mundo e que em fases subsequentes a prioridade mude para a segurança económica e para as questões familiares. O sucesso é sonhar e criar condições para tornar realidade os nossos sonhos.

Susana Matos Miranda
Career Coach | Talent Manager

Informações:

GEORGE

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA