De que está à procura ?

Lifestyle

Tem um negócio? Saiba como atrair novos talentos

© DR

A pandemia forçou as pessoas a mudar hábitos de vida, de modo forçado e repentino, os quais levaram também a uma mudança de mindset. Os trabalhadores exigem cada vez mais flexibilidade e melhores condições de trabalho. A Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, apresenta-lhe algumas técnicas que irão apoiar no recrutamento e atração de forma mais eficaz de novos talentos.

Com a transformação dos locais e estrutura de trabalho, os colaboradores adquiriram novos métodos e formas de trabalho, como o teletrabalho e o regime híbrido; a trabalhar a partir de casa, a usar novas tecnologias. A nova perspetiva pós-pandémica passou a ser a de que a vida tem de ser vivida, onde os colaboradores querem e procuram novas experiências e ter maior mobilidade.

As estratégias de recrutamento e atração de talentos nos negócios, é um tema que tem ganho relevância no recrutamento, isto porque o mercado português está a viver uma situação atípica de falta de recursos quer qualificados como não qualificados em todos os sectores de atividade.

Carla Ferreira, Diretora Geral da Factor H salienta que “é cada vez mais difícil integrar pessoas nas empresas por várias razões, como existir escassez de recursos humanos, e pelos colaboradores estarem cada vez mais conscientes do seu papel e relevância dentro das organizações, tornando-se cada vez mais exigentes quanto a condições de trabalho e flexibilidade entre vida profissional e pessoal. Esta tendência encontra-se alinhada com o facto de haver cada vez mais líderes empresariais atentos à forma como olham e tratam os seus talentos e procuram desenvolver novas estratégias e políticas de captação e retenção de recursos humanos.”

Graças ao mercado extremamente dinâmico que atualmente enfrentamos, as empresas são levadas a realinhar-se em três pontos essenciais:

  1. Foco no talento, mas também na digitalização de processos.
  2. Mudança na cultura empresarial das empresas, com incidência em novas estruturas e métodos de trabalho.
  3. Maior destaque nas competências digitais, mas também nas soft Skills. Falamos, por exemplo, de cooperação e trabalho em equipa, comunicação, gestão do tempo, gestão das emoções, flexibilidade e adaptabilidade, entre outras.

Para além disto, são levadas a refletir naquilo que podem vir a fazer ou oferecer aos novos colaboradores, para que estes se sintam atraídos a aceitar ou manter-se num determinado projeto profissional: a flexibilização do horário de trabalho, condições de trabalho que estimulem bem-estar e momentos de lazer, aposta na formação e desenvolvimento de competências, um bom espírito de liderança (comunicação assertiva e transparente), oportunidade de progressão, reconhecimento, cultura empresarial (reconhecimento de mercado) e acima de tudo políticas que promovam um bom salário emocional.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA