De que está à procura ?

Colunistas

Tarte de morango e ruibarbo

Porque estamos na época dos morangos e do ruibarbo, partilho com todos os leitores uma receita que fica sempre deliciosa, esta tarte de morango e ruibarbo. A receita tem vários passos, mas vai ver que é simples e, mesmo que não fique com um aspeto perfeitinho, vai ficar deliciosa e toda a família, finalmente reunida de novo, vai adorar. Pode servir ainda morna com uma bola de gelado de nata. Bom apetite!

TARTE DE MORANGO E RUIBARBO

INGREDIENTES
Massa: 
200 g farinha de trigo sem fermento
100 g de farinha de espelta integral
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
180 g manteiga sem sal, do frigorífico
80 ml -100 ml de água fria

Recheio: 
3 chávenas com morangos cortados em quarto
5 talos de ruibarbo cortados em pedaços
1 chávena de açúcar amarelo
5 colheres de sopa de amido de milho (farinha maizena)
1/2 colher de chá de sal
1/2 limão, raspas

Para finalizar:
1 gema + água
açúcar demerara (opcional)

CONFEÇÃO:
1) Comece por fazer a massa: num processador junte a farinha, o sal e o açúcar. Triture 2 segundos, só para misturar os ingredientes, e adicione a manteiga gelada e cortada em cubos e 80 ml da água gelada. Triture novamente até obter uma bola de massa homogénea que se despega facilmente das paredes do recipiente. Se necessário, junte mais um nadinha de água e volte a triturar.

2) Retire a massa do processador e corte-a em 2 partes: mais ou menos 1/3 + 2/3 e achate um pouco cada uma das partes para formar 2 discos. Embrulhe-os em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Se achar que a sua massa está um pouco mole, pode metê-la no congelador por 2 minutos antes de a esticar.

3) Entretanto, faça o recheio: numa tigela, junte os morangos partidos em quarto e os talos de ruibarbo cortados em pedaços. Adicione o açúcar, o amido de milho, o sal e as raspas de limão. Misture e reserve.

4) Ligue o forno a 170 ºC.

5) Com um rolo polvilhado com farinha e numa superfície também polvilhada com farinha, estique o disco de massa maior e forre uma tarteira de 26 cm. Estique agora a restante massa e corte-a em tiras.

6) Verta o recheio para a forma e coloque as tiras que cortou por cima, entrelaçadas, de forma a fazer um xadrez. Corte os excessos e aproveite-os para, com um cortador de massas, fazer
“bolachinhas” para enfeitar a tarte.

7) Pincele as tiras da tarte com a gema batida com um pouco de água. Se quiser, polvilhe com um pouco de açúcar demerara.

8) Leve ao forno durante 50 minutos, deixando que a massa e o recheio cozam.

Dica: Para as tartes gosto de usar tarteiras de vidro porque se consegue espreitar e perceber facilmente se o fundo da tarte já está cozido ou não.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA