De que está à procura ?

Comunidades

Substituição de Cesário surpreendeu Emídio Sousa

© dr

O atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, confessou este fim de semana ter ficado surpreendido com a substituição de José Cesário no cargo que agora ocupa.

Nas eleições legislativas de 2025, a AD adotou a mesma estratégia inicial que em 2024. Candidatou José Cesário como cabeça de lista ao círculo da Europa e voltou a dar-se bem. Seria, portanto, de esperar que o então secretário de Estado, reeleito, continuasse a fazer parte do núcleo de governantes chefiados por Luís Montenegro, mas foi Emídio Sousa, número dois do círculo de Aveiro, o escolhido para assumir a pasta das Comunidades Portuguesas.

“Eu próprio fiquei surpreendido”, disse este sábado Emídio Sousa durante uma entrevista ao programa Decisão Nacional, da RTP Internacional.

Ainda assim, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assegura que a relação entre ambos é saudável e que tem em José Cesário “um grande amigo” que reconhece pelo seu “conhecimento profundo sobre as comunidades” e a quem já havia recorrido quando ainda era autarca.

Desafiado a comentar a petição criada para que Cesário voltasse ao cargo, disse apenas acreditar que esta foi uma iniciativa levada a cabo “por pessoas amigas [de José Cesário] que provavelmente também ficaram surpreendidas com a sua saída”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA