De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Sporting goleia e segue em frente na Liga Europa

O Sporting garantiu o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol com uma exibição categórica em casa do Qarabag, goleando a equipa azeri por 6-1, na quinta jornada do grupo E.

A formação ‘leonina’ sabia de antemão que um triunfo no Azerbaijão ‘carimbava’ o acesso à próxima fase da segunda competição mais importante da UEFA, confirmada graças aos golos de Bas Dost (cinco minutos), de grande penalidade, Bruno Fernandes (20 e 75), Nani (33) e Diaby (65 e 82). Zoubir, aos 14, marcou o único golo dos azeris.

Privado de vários atletas devido a lesão e castigos, Marcel Keizer foi forçado a levar quatro jogadores da equipa de sub-23 para a sua estreia europeia à frente dos ‘leões’, ainda que nenhum deles tenha entrado no ‘onze’, em Baku.

A única alteração relativamente à vitória (4-1) na Taça de Portugal frente ao Lusitano Vildemoinhos registou-se apenas no eixo defensivo, com André Pinto a ocupar o lugar de Mathieu, que foi expulso diante do Arsenal (0-0), em Londres, na ronda anterior da prova.

Ainda sem nada ter feito para o justificar, o Sporting colocou-se em vantagem no palco da final desta edição da Liga Europa.

O Qarabag só com um triunfo poderia manter vivas as esperanças de lutar pelo apuramento na última jornada, mas a tarefa ficou mais difícil quando Bas Dost converteu, aos cinco minutos, uma grande penalidade, depois de o central Rzezniczak ter empurrado precisamente o avançado holandês, quando este se preparava para finalizar.

O tento sofrido obrigou a uma reação rápida e catapultou o Qarabag para o ataque, que recolocou a igualdade no marcador aos 14 minutos. O avançado Emegara foi baixa de vulto no ataque, o que obrigou os azeris a procurar outras referências na frente, com o tento de Zoubir a acontecer perante o espaço concedido pela defesa ‘leonina’.

Ainda assim, o golo que poderia recolocar algum equilíbrio dentro de campo, só deu à equipa portuguesa ainda mais vontade e determinação de resolver o encontro e respetivo apuramento o quanto antes.

Passados seis minutos apenas, Bruno Fernandes, de meia distância, voltou a dar vantagem ao Sporting, contando ainda com a ajuda do guardião azeri, e Nani, aos 33, numa grande jogada individual, passou por vários adversários e bateu Halldorsson.

Com várias ocasiões no primeiro tempo, o árbitro checo Petr Ardeleanu não apitou para o intervalo sem que o Qarabag voltasse a estar muito perto de encurtar distâncias, porém a tentativa de ‘chapéu’ de Míchel a Renan foi cortada em cima da linha de golo por Bruno Fernandes.

Na segunda parte, o Qarabag mostrou-se mais condicionado, face ao resultado e ao número elevado de cartões amarelos vistos, acabando por recuar no terreno e cometendo ainda mais erros, o que permitiu à equipa de Marcel Keizer construir uma goleada e acompanhar o Arsenal para a fase seguinte.

O defesa Guerrier leu mal o passe longo de Wendel para Diaby, que se isolou e ficou com espaço para finalizar já sem Halldorsson na baliza, antes de nova assistência do brasileiro para Bruno Fernandes ‘bisar’ na partida.

A nove minutos do fim ainda houve mais um ‘bis’, desta vez para Diaby, após ser assistido pelo recém-entrado na partida Jovane Cabral.

Veja o golo de Diaby, que fechou o marcador, abaixo: