De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Sporting está no ‘play-off’ da Liga Europa

O futebolista Tiago Tomás carimbou o passaporte do Sporting para o ‘play-off’ da Liga Europa ao marcar o golo da vitória (1-0) frente aos escoceses do Aberdeen, em jogo da terceira pré-eliminatória da prova.

O jovem de 18 anos apontou o golo logo aos sete minutos e, aos 56, ainda teve na cabeça a oportunidade de fazer o 2-0.

Com este resultado o Sporting irá receber os austríacos do LASK Linz, que hoje golearam os eslovacos do Dunajska Streda (7-0), no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos desta prova europeia.

No primeiro jogo oficial da temporada, os ‘leões’ viram-se impedidos de contar com Luís Maximiano, Renan, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Borja, Palhinha, Rodrigo Fernandes, Pedro Gonçalves e Nuno Santos todos em confinamento devido à covid-19, para além do treinador Rúben Amorim, pelo mesmo motivo.

Fatores que acabaram por não ser determinantes já que logo aos sete minutos o Sporting colocou-se a vencer com o golo de Tiago Tomás na sequência de uma recuperação de bola de Wendel, que abriu para Vietto e este serviu o jovem de 18 anos, no interior da área para o 1-0.

Os escoceses, mais entrosados porque somavam o nono jogo oficial da temporada – seis vitórias e duas derrotas –, subiram o bloco, mas o Sporting, com uma postura mais expectante, nunca se amedrontou e aos 40 minutos Jovane Cabral, na pequena área, esteve perto de fazer o 2-0, na sequência de um canto cobrado por Nuno Mendes, mas o guarda-redes Joe Lewis defendeu.

Na segunda parte, o Sporting, orientado por Emanuel Ferro, dominou a posse de bola, com a distribuição de jogo a pertencer a Wendel, e aos 56 minutos, Tiago Tomás, de cabeça, levou a bola a passar ligeiramente por cima da trave da baliza do Aberdeen, equipa que viu, aos 63, John Hayes tentar a igualdade.

Os comandados de Derek McInnes, que pouco ou nada pressionaram o portador da bola do Sporting, foram tentando a sorte em jogadas de contra-ataque, prontamente anuladas pelos três centrais leoninos, com destaque também para o estreante lateral Pedro Porro, que nunca se desequilibraram.

Aos 87 minutos, Rayan Hedges teve tudo para fazer a igualdade… menos pontaria. O galês encontrou espaço no terreno, subiu e à entrada da área disparou ligeiramente ao lado da baliza a cargo de Antonio Adan.

Agora o Sporting vai reencontrar-se com o LASK Linz, depois de na temporada passada os austríacos terem vencido o grupo D da Liga Europa, contando a derrota em Alvalade (2-1) e o triunfo em casa (3-0). Ambas seguiram para os 16-avos-de-final, onde a formação de Alvalade acabou eliminada.

#portugalpositivo