De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Solar do Dão acolhe jornadas do enoturismo

Decorrem até 14 de dezembro as Jornadas do Enoturismo acontecem no centro de Portugal. O Solar do Vinho do Dão, sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, é palco do evento no dia 13.

“O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo”: é este o tema que dá mote para três dias de jornadas dedicados à região Centro (os dias 13 e 14 são abertos à comunidade). As “‘Jornadas de Enoturismo” são promovidas por uma comissão organizadora composta pela Turismo Centro de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Associação Rota da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do ‘Programa Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho’, apoiada pela CCDRC e Centro 2020.

A 13 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão acolhe a sessão de abertura, pelas 10h00, a ser conduzida por Nuno Fazenda em representação da Secretária do Estado do Turismo. De seguida, dá-se início ao painel Inovação, moderado por Nuno Santiago (Revista Grandes Escolhas) e com Nuno Fazenda (Diretor Turismo de Portugal), Elisabeth Kastenholz (Coordenadora da Área Científica de Turismo na Universidade de Aveiro), Ryan Opaz (CEO da Catavino) e António Fontes (Diretor da Essentia) como oradores.

Às 11h30 inicia o segundo painel, sobre o tema “Pessoas”, moderado por Rui Falcão, jornalista especializado e crítico de vinhos. O painel de oradores é integrado por Ana Paula Pais (Diretora Coordenadora da Direção de Formação do Turismo de Portugal), José Matias (Diretor de Produção da Casa da Ínsua) e João Carvalho (Douro Family Estates). Segue-se o debate com todos os participantes no evento e ainda o almoço, ainda no Solar do Vinho do Dão.

Da parte da tarde, é a vez de conhecer alguns dos mais importantes produtores do Dão, com visita ao produtor Caminhos Cruzados, às 15h30, e ao Paço dos Cunhas de Santar, às 17h00, local onde termina o programa com um jantar vínico.

No último dia das Jornadas do Enoturismo, o ponto de encontro é no Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, às 9h30. Aqui, acontece o terceiro painel da iniciativa – “Sucesso” -, que conta com a participação de Tânia Cardoso (Quinta do Seixo), Miguel Ribeiro Abraço (Hotel Monverde) e Luísa Amorim (Quinta Nova N. S. Carmo). Será moderado por Cristina Barroco, Diretora da licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viseu.

A sessão de encerramento, pelas 12h00, será conduzida por Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Segue-se o almoço com direto a Show Cooking, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e a visita à Casa da Passarela, às 15h00, e ao Hotel Rural Madre de Água, às 16h00.

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.

Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.