De que está à procura ?

Portugal

Se for a Portugal siga estes conselhos para evitar incêndios

© DR

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais divulgou medidas e conselhos para evitar incêndios. Estas informações podem ser consultadas em www.portugalchama.pt.

Para os mais novos (dos 5 aos 12 anos) há um site – www.raposachama.pt – onde estão disponíveis diversos conteúdos divertidos e pedagógicos.

Se for realizar atividades nos espaços rurais deve consultar diariamente o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA (https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/);

Recorde que não é permitida a realização de queimas para a renovação de pastos nos concelhos em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo».

As queimas de amontoados e fogueiras estão dependentes de autorização da câmara municipal, independentemente do risco e é proibido lançar qualquer tipo de foguetes e balões com mecha acesa em concelhos com perigo rural «muito elevado» ou «máximo».

Na utilização de maquinaria devem ser a asseguradas as necessárias medidas de segurança. Qualquer faúlha ou emissão de calor pode provocar uma ignição.

Nos concelhos em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», não é permitida a utilização de:
– Motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, ou qualquer outro equipamento com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação, gerem faíscas ou calor;
– Máquinas agrícolas e florestais com alfaias ou componentes metálicos em contacto direto com o solo, bem como a realização de operações de exploração florestal de corte e rechega.

Apela-se ainda para que os proprietários de prédios rústicos cadastrem e cuidem dos seus terrenos, através da plataforma BUPi – https://bupi.gov.pt/.

Em caso de emergência liguem imediatamente para o 112 e sigam as recomendações das autoridades.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA