Salzburgo: Colóquio reflete sobre liberdade em Portugal e independência africana
A 6 de novembro, às 14h00 (hora local), a Universidade de Salzburgo, em parceria com o Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Viena, assinala a independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com o colóquio internacional “Quem vai para a guerra, quem sai de lá | Liberdade em Portugal – 50 anos – Independência em África”, a decorrer no Departamento de Estudos Românicos da universidade.
O evento surge após a participação da Universidade de Salzburgo, em 2024, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e pretende refletir sobre os processos de libertação em Portugal e nos países africanos de expressão portuguesa.

O colóquio será moderado por Cláudia Fernandes (Universidade de Salzburgo / Camões, I.P.) e contará com as palestras de Johannes Hofer-Bindeus (Universidade de Salzburgo) e Ada Milani (Universidade de Florença).
A programação inclui ainda uma conversa com Filipe Melo, músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada, que fará a leitura de trechos do seu livro “Os Vampiros”.