De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Sabugal vive reinado de Fernando I durante o fim de semana

A aldeia histórica de Sortelha, no Sabugal, recebe, de sexta-feira a domingo, mais um evento “Muralhas com História”, que vai recriar o ambiente vivido em finais do século XIV, no reinado de Fernando I.

A iniciativa da Câmara do Sabugal inclui recriações históricas, um mercado medieval, torneios de armas a pé e a cavalo, uma exposição de máquinas de cerco ou de assalto, e de instrumentos de tortura, um acampamento militar, ofícios e vivências, jogos medievais e animação contínua (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval, etc.).

Durante o fim de semana, a aldeia de Sortelha recria o ambiente de época do reinado de Dom Fernando I (1367-1383).

O rei, que ficou conhecido como Formoso, Belo e Inconstante, teve “a proveitosa ordenação de mandar que as terras do reino fossem todas lavradas e aproveitadas (Lei das Sesmarias), o que, certamente, terá tido reflexos nestas terras mais inóspitas do reino”, refere a autarquia.

Segundo uma nota da Câmara do Sabugal, a recriação histórica “é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão”.

“O cenário dentro das ‘Muralhas com História’ permite aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade”, conclui.

O vereador com o pelouro da cultura e do turismo na autarquia do Sabugal, Amadeu Neves, disse hoje à agência Lusa que o “Muralhas com História” é “um dos maiores eventos que o município organiza anualmente, desde 2011”.

Segundo o autarca, nas recriações históricas participam cerca de 150 pessoas e o mercado medieval envolve 80 expositores.

Amadeu Neves estima que no fim de semana “passem entre 12 a 15 mil pessoas” pela aldeia histórica de Sortelha, entre visitantes nacionais e estrangeiros, particularmente espanhóis.

“Este evento capta muitos espanhóis. Nós fazemos a divulgação na Província de Salamanca e é normal que eles venham, pela proximidade ao nosso território. No ano passado também tivemos muitos brasileiros”, disse.

O município do Sabugal investe cerca de 100 mil euros no “Muralhas com História”, mas o vereador Amadeu Neves assume que “é um evento importante para a dinamização económica e promocional” do concelho.

A abertura oficial do mercado com um cortejo (sexta-feira, 18h00) e o espetáculo “Ventos de Mudança”, pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (domingo, 19h30), são dois dos destaques do programa.

A Câmara Municipal do Sabugal sugere aos visitantes que se desloquem para a aldeia histórica de Sortelha em transporte coletivo gratuito, utilizando o autocarro que fará o percurso de ida e volta, entre a cidade do Sabugal e aquela localidade.

O evento “Muralhas com História” decorre na sexta-feira das 18h00 às 00h00, no sábado das 12h00 às 00h00 e, no domingo, das 12h00 às 21h30.