De que está à procura ?

Lifestyle

Sabia que a moda também polui?

A moda tem um custo imenso para as pessoas e para o planeta. Da poluição da água ao uso de produtos químicos tóxicos, as roupas e acessórios que vestimos danificam o nosso mundo. O programa Connect4Climate do Grupo Banco Mundial está a apoiar a recém-formada Aliança das Nações Unidas para a Moda Sustentável de forma a promover soluções ecológicas, amigas do ambiente, centradas no ser humano e em soluções de baixo carbono para a indústria. Participe na discussão #Fashion4Climate e compartilhe as suas soluções.

O consumidor comum compra, atualmente, 60% mais itens de vestuário do que há 20 anos. Isto tem um custo enorme: 20% das águas residuais globais resultam da produção de roupas, enquanto o cultivo de algodão é responsável por aproximadamente um quarto da utilização dos inseticidas no mundo. As cores vibrantes e os estampados que vestimos também têm um preço. O tingimento têxtil é o segundo maior poluidor de água limpa do mundo, logo após a agricultura.

A pressão para distribuir novas coleções a um baixo custo é particularmente negativa para o planeta. Cerca de 85% dos têxteis são enviados para aterros ou incineradores e, surpreendentemente, 60% dos têxteis são descartados no prazo de um ano após a sua respetiva confeção. À medida que mais pessoas compram mais roupas, maiores são os impactos nos nossos oceanos, afetando a vida debaixo de água. Para tornar a indústria da moda sustentável, necessitamos reduzir o desperdício, reciclar e reutilizar recursos, e aplicar uma economia circular pensando nesta indústria.

Estima-se que a indústria da moda seja responsável por 10% das emissões globais de carbono, um valor superior ao correspondente a todos os voos internacionais e marítimos combinados.

Tornar a moda sustentável é um passo necessário para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e agir perante as alterações climáticas. Utilizando a realidade virtual, X-Ray Fashion imergirá o espectador na realidade da situação por detrás das roupas que vestimos, e incentivará à ação positiva.

X-Ray Fashion é a ideia vencedora da competição global de ideias para produção de um vídeo de realidade virtual, Uniting4Climate, implementada sob a iniciativa Film4Climate do Connect4Climate. A experiência de realidade virtual é produzida pelo Connect4Climate em conjunto com a empresa Produções Vulcan, do filantropo Paul G. Allen, e com a empresa neutra em carbono Alcantara.

Junte-se à conversa para que possamos tornar a moda sustentável. Faça o download das mensagens do X-Ray Fashion e compartilhe-as com o hashtag #Fashion4Climate.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA