S4Agro: Projeto português revoluciona setor agroindustrial

Um projeto inovador português está a transformar o setor agroindustrial com soluções sustentáveis, digitais e criativas. Trata-se do S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, uma iniciativa que junta universidades e empresas para tornar esta indústria mais moderna, eficiente e amiga do ambiente. Entre as propostas desenvolvidas, destacam-se embalagens feitas de cascas de laranja e chouriços confecionados com microalgas e plantas halófitas.
O S4Agro teve como objetivo aumentar a produtividade, eficácia e eficiência das pequenas e médias empresas agroalimentares nas regiões Norte, Centro e Alentejo, através de quatro eixos estratégicos: viabilidade económica, sustentabilidade ambiental, salvaguarda de recursos e digitalização.
“Há a necessidade de conseguirmos transferir a inovação de base científica e tecnológica para as empresas, porque [esta inovação] é, sem dúvida, uma pedra basilar para o aumento da sua competitividade”, explica Pedro Dinis Gaspar, professor da Universidade da Beira Interior e coordenador do projeto.
Lançado em 2020, o projeto apostou na criação de uma rede de conhecimento entre instituições de ensino superior e empresas, promovendo o desenvolvimento de soluções aplicáveis e inovadoras. Um concurso de ideias permitiu identificar problemas concretos da indústria e dar-lhes resposta de forma prática.
Entre os resultados mais surpreendentes estão:
- Embalagens biodegradáveis feitas de casca de laranja, com propriedades antimicrobianas naturais;
- Chouriços tradicionais com microalgas e plantas resistentes à salinidade, eliminando aditivos como sal e intensificadores de sabor;
- Sistemas autónomos de monitorização de insetos com tecnologia de visão computacional e inteligência artificial;
- Embalagens ecológicas para produtos cárneos, hortofrutícolas e lácteos, capazes de preservar a frescura dos alimentos por mais tempo;
- Embalagens inteligentes e rastreáveis, que informam sobre as condições de armazenamento e a origem dos produtos;
- Embalagem inovadora para framboesas, feita com materiais que estabilizam a temperatura e prolongam a sua durabilidade.
O projeto também acompanhou a transformação digital das empresas durante a pandemia, ajudando-as a criar lojas online e a reforçar a cibersegurança. Finalizado em 2023, o S4Agro mantém uma rede de informação ativa e já inspirou novos projetos, como uma embalagem para pescado finalista no prémio de inovação da Expo Fish.
O consórcio foi liderado pela Universidade da Beira Interior, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, de Coimbra, de Castelo Branco, da Guarda e de Viana do Castelo, Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e a Universidade de Évora.
O projeto recebeu cerca de 794 mil euros de financiamento, dos quais 675 mil provieram do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa COMPETE 2020.