De que está à procura ?

Europa

Ryanair recua e só acaba com cartões de embarque de papel em novembro

© Raúl Reis / BOM DIA

A Ryanair anunciou que vai adiar a sua mudança para cartões de embarque 100% desmaterializados até ao início da sua programação de inverno, dia 3 de novembro de 2025.

Isto significa que, a partir de novembro de 2025, os passageiros da Ryanair não descarregarão nem imprimirão um cartão de embarque físico, mas utilizarão o cartão de embarque digital gerado na aplicação “myRyanair” ao fazer o check-in.

Hoje, quase 80% dos 200 milhões de passageiros da Ryanair já utilizam este cartão de embarque digital, segundo a companhia. No âmbito desta iniciativa focada no serviço ao cliente, a Ryanair planeia eliminar quase todas as taxas de check-in no aeroporto a partir de novembro de 2025, uma vez que todos os passageiros farão o check-in online ou através da aplicação para gerar o seu cartão de embarque digital.

A partir de novembro de 2025, a mudança da Ryanair para cartões de embarque totalmente sem papel “ajudará os passageiros a reduzir a sua pegada de carbono, reduzindo o uso excessivo de papel, poupando mais de 300 toneladas todos os anos. Além de ser mais ecológica, a utilização da aplicação myRyanair também melhora a experiência de viagem dos clientes”, explica a empresa em comunicado.

A Ryanair considera que os bilhetes digitais permitirão ainda utilizar mais facilmente a nova funcionalidade a bordo “Pedir no assento”, que permite que os passageiros façam pedidos diretamente dos seus assentos e recebam atendimento prioritário, além de informações e atualizações de voos em tempo real.

Dara Brady, diretora de marketing da Ryanair, afirmou que “a Ryanair é a companhia aérea líder na Europa em termos de escolha, tarifas baixas e serviço ao cliente. Esta mudança para cartões de embarque 100% digitais a partir de novembro de 2025 permitir-nos-á oferecer uma experiência de viagem otimizada e simplificada através da aplicação myRyanair, principalmente durante a nossa programação de inverno, um período menos movimentado. Esta transição será particularmente útil em caso de interrupções, uma vez que permitirá aos passageiros receber atualizações em tempo real diretamente do nosso centro de controlo de operações, aceder a alternativas de voo, bem como a soluções de transferência ou acomodação, se necessário”.

A Ryanair deixa ainda alguns conselhos aos seus clientes:
· O passageiro principal pode descarregar os cartões de embarque de todos os passageiros da sua reserva e partilhá-los via WhatsApp etc.
· Tal como já acontece hoje, se um passageiro tiver feito o check-in e descarregado o seu cartão de embarque, mas o seu smartphone se desligar ou for perdido, será assistido gratuitamente no aeroporto.
· Os passageiros com deficiência visual poderão aceder a todas as informações necessárias num só lugar. As soluções de leitura de ecrã integradas na Apple e no Android fornecerão assistência adicional lendo os dados do cartão de embarque em voz alta, algo que não era possível com cartões de embarque em papel desatualizados.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA