De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Reino Unido obrigado a votar nas eleições europeias

David Lidington, “número dois” do Governo britânico, confirmou que o Reino Unido vai participar nas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no país a 23 de maio.

O anúncio foi feito depois de o executivo liderado por Theresa May ter constatado que “não há tempo suficiente” para chegar a um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

“Dado o pouco tempo que falta, não vai lamentavelmente ser possível concluir esse processo antes da data legal para as eleições para o Parlamento Europeu”, afirmou Lidington. O ministro acrescentou ainda que o executivo vai “redobrar esforços” para “assegurar que o adiamento seja o mais curto possível”.

O Reino Unido havia estabelecido o dia 29 de março como data oficial para a sua saída da UE, mas devido à falta de aprovação do acordo pelo parlamento, a UE aceitou prolongar o prazo até 31 de outubro.

O Reino Unido pode sair em qualquer data antes desse novo prazo, no entanto, caso não o faça até 23 de maio, é legalmente obrigado a participar nas eleições europeias, que se realizam em todos os Estados-membros entre 23 e 26 de maio.

Os britânicos votarão a 23 de maio, tal como os holandeses, enquanto os restantes países o farão entre 24 de maio (Irlanda e República Checa), 25 (Letónia, Malta, Eslováquia e República Checa) e 26 (todos os outros).