De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Reino Unido: bebé retirado a portuguesa foi entregue para adoção

O filho da portuguesa Iolanda Menino e do inglês Leonardo Edwards, ambos residentes no Reino Unido, foi encaminhado para adoção, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades, em resposta a um pedido de informação do PÚBLICO. A decisão final foi proferida nesta sexta-feira pelo Tribunal de Portsmouth. O bebé nasceu 1 de Fevereiro e a 9 foi retirado à família pelos Serviços Sociais de Southampton.

No mês passado, o tribunal já tinha declarado que o destino do filho do casal, que está quase com seis meses, seria a adoção, mas uma audiência final foi marcada para esta sexta-feira. E a decisão manteve-se.

Iolanda e o pai do bebé têm estado em Portugal, em campanha para que o filho lhes seja devolvido. No fim-de-semana passado marcaram presença na concentração promovida pelo Moto Clube de Faro, naquela cidade algarvia, para “alertar para o drama que está a viver”. A mãe levou cartazes e contou com o apoio da organização. À Lusa queixou-se: “Apesar de termos revelado a nossa situação, temos tido muito pouco apoio em Portugal, nomeadamente do Governo.”

Também chegou a abordar o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa, e a promover vigílias em Lisboa, em frente à embaixada britânica.

Segundo informou há algumas semanas a secretaria de Estado, durante uma das audiências no tribunal as autoridades portuguesas chegaram a solicitar ao Tribunal de Portsmouth algum tempo para tentar estabelecer contacto com os avós da criança, que residem na Figueira da Foz. Mas nem os avós nem os pais responderam às tentativas de contacto feitas.

Só entre Janeiro e Abril, houve 17 crianças retiradas a pais portugueses a viver em Inglaterra, informou em Abril Joana Gaspar, cônsul-geral de Portugal em Londres.