De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Regressos a Portugal sem quarentena obrigatória

A ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu esta segunda-feira à noite que todos os emigrantes que desejam ir a Portugal no verão, por via terrestre, podem fazê-lo sem ter de cumprir qualquer tipo de quarentena ao longo do trajeto.

A responsável falava ao país numa entrevista à TVI e aproveitou para explicar que apesar das restrições de viagens de turismo continuarem ativas entre Portugal e Espanha, “todos os cidadãos portugueses que residam no estrangeiro e que queiram voltar ao país de origem podem fazê-lo sem que tenham de ficar em quarentena”.

Questionada sobre o encerramento das fronteiras espanholas “sem o consentimento português”, segundo as palavras de Miguel Sousa Tavares, a ministra foi peremptória ao afirmar que o regresso dos emigrantes às suas terras é uma das condições acordadas para que possam atravessar o país vizinho.

“Os emigrantes não vão ficar em Espanha, vão passar em Espanha”, vincou.

Vieira da Silva esclareceu ainda que as fronteiras terrestres vão continuar encerradas para o turismo, mas reforçou que, mesmo durante o estado de emergência, nenhum emigrante foi proibido de voltar a território nacional.

“Para todos aqueles que regressem de países em situações de maior dificuldade será feito um acompanhamento das autoridades de saúde. São decisões que temos de respeitar, que serão tomadas por quem tem a capacidade de avaliar o risco concreto em cada caso”, alertou.