De que está à procura ?

Portugal

Região Norte é a que mais dinamiza fundos europeus

© DR

A região Norte captou cerca de 51 milhões de euros de fundos europeus destinados à cooperação territorial desde o início do atual quadro comunitário, tornando-se na “mais dinâmica de Portugal”, revelou esta terça-feira a comissão de coordenação e desenvolvimento regional.

“O Norte é a região mais dinâmica de Portugal ao nível da execução de projetos de cooperação. Representa cerca de 1/3 dos projetos e do investimento garantidos por Portugal na área da cooperação, no período de programação 2014-2020”, indica um relatório da comissão de coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) divulgado esta semana.

Segundo o documento “Cooperação Territorial Europeia: Dinâmicas globais dos programas na Região do Norte”, até ao final de 2019 a região conseguiu alocar 51 milhões de euros ao abrigo de cinco programas de cooperação territorial europeia incidentes em Portugal, valor que representa 31% do total de 165 milhões de euros de fundos atribuídos a entidades com sede no país.

Os 51 milhões de euros captados pela região destinaram-se a 236 projetos de 146 entidades com sede no Norte, sendo que quase metade do valor (47%) se destinou a organizações pertencentes ao sistema científico e tecnológico nacional, destacando-se a Universidade do Porto (4,7 milhões de euros), o laboratório de nanotecnologia INL (3,9 milhões de euros) e a Universidade do Minho (3,3 milhões de euros).

De entre os cinco programas incidentes no Norte, o programa de cooperação transfronteiriço Interreg Espanha-Portugal assumiu-se como o principal (32,1 milhões de euros atribuídos), concentrando cerca de metade dos projetos aprovados (113).

A cooperação transfronteiriça com Espanha, maioritariamente com as regiões de Galiza e Castela-Leão, destaca-se mesmo no mapa das regiões que mais interage com as entidades sediadas no Norte de Portugal.

Já ao nível dos programas transnacionais (Interreg Atlantic Area e Interreg SUDOE), foram atribuídos a entidades com sede no Norte 12,9 milhões de euros para 60 projetos e, nos programas inter-regionais (Interreg Europe e URBACT III), 5,7 milhões de euros para 63 projetos.

O estudo revela também que, em cada um dos 236 projetos de cooperação territorial europeia que integram entidades do Norte, participam, em média, sete entidades de outras regiões e, até ao final de 2019, as do Norte estabeleceram mais de 1.600 colaborações com parceiros de 29 países europeus.

Apesar de o Norte ser em Portugal a região mais dinâmica no âmbito dos programas de cooperação territorial europeus, do ponto de vista financeiro o valor captado até ao final de 2019 representava menos de 1% das verbas aprovadas no âmbito dos diferentes instrumentos da política de coesão, nomeadamente face ao programa operacional regional Norte 2020 e operacionais temáticos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA