De que está à procura ?

Colunistas

Recorde absoluto de votantes nos círculos da emigração. Pior resultado de sempre do PS

© Luís Vieira Cruz / BOM DIA

Os partidos de direita e sobretudo, o de extrema-direita anti-imigração alcançaram uma vitória expressiva no círculo da Europa, enquanto o PS obteve o seu pior resultado de sempre, com menos de 14% dos votos. Este cenário reflete uma tendência preocupante que se vem acentuando desde 2024.

Na Bélgica, apesar de ter registado um dos melhores desempenhos do PS a nível europeu, o partido sofreu uma pesada derrota eleitoral. É crucial reconhecer a realidade e tentar compreender as razões por trás desses resultados.

Destaco também a participação de mais de 350.000 portugueses residentes no estrangeiro que votaram nos círculos da Emigração, um recorde absoluto! No entanto, muitos compatriotas ainda não conseguiram votar devido às limitações do sistema eleitoral.

No círculo da Europa votaram 255.000 eleitores. Para se ter uma noção da dimensão deste número, em Portugal apenas os círculos eleitorais de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Leiria e Setúbal tiveram mais eleitores a votar.

É lamentável que, apesar da promessa de mudança, milhares de boletins de voto continuem a ser anulados. A classe política portuguesa precisa dar prioridade às necessidades da Diáspora e garantir que a sua voz seja ouvida.

Recentemente, militantes do PS na Europa apresentaram um Manifesto propondo a criação de uma Federação da Europa do PS. Nele, foi destacado a decadência da atividade militante e a falta de contacto significativo com a direção do partido. É hora de mudanças.

Apelo ao PS para que se debruce seriamente sobre as suas estruturas na Diáspora. É necessário um compromisso político genuíno para recuperar a confiança e reconquistar uma posição de relevo nos círculos da Emigração. Com vontade política e meios adequados, podemos trabalhar juntos para um futuro melhor.

Pedro Rupio

(Na imagem abaixo os resultados da Bélgica)

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA