De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Realizadora Ana Rocha estreia filme em Veneza

A realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa estará em setembro, “em estreia absoluta”, no festival de cinema de Veneza, com o filme “Listen”, e sabe já que ter sido selecionada lhe dará mais visibilidade internacional.

“Estar em Veneza trouxe muito visibilidade ao filme. Existirá um ‘antes de Veneza’ e um ‘depois de Veneza’. Sou absolutamente grata ao facto de Veneza ter coragem de seguir e, de uma forma adaptada e nova, não deixar cair as coisas”, afirmou Ana Rocha de Sousa à agência Lusa.

Num ano atípico no calendário dos festivais internacionais, por causa da pandemia da covid-19, o festival de Veneza manteve a edição em moldes tradicionais, com sessões em sala, com um protocolo mais apertado de segurança e higiene e as habituais secções competitivas.

Numa das competições, “Horizontes”, está “Listen”, primeira longa-metragem da atriz e realizadora Ana Rocha de Sousa, inspirada em factos reais. É um drama familiar de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais lhe retiram os três filhos menores, por suspeita de maus tratos.

A realizadora recua a 2016 para falar da criação deste filme, depois de ter vivido e estudado em Londres, de ter sido mãe e de ter tomado conhecimento de casos de emigrantes que viveram aquele drama, retratado em “Listen”.

“Não é de todo um filme contra ninguém em específico, mas pretende levantar questões; se não haverá outras formas de salvaguardar o superior interesse estas crianças e destas famílias para lá da adoção. (…) A grande dificuldade do tema são algumas definições demasiado subjetivas em termos legais que tornam o sistema [social] muito falível”, contou.

“Listen” tem coprodução luso-britânica, foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

#portugalpositivo