De que está à procura ?

Colunistas

Quem vota conta

Em França, estima-se que vivam e trabalhem cerca de 1,3 milhões de franco-portugueses. No entanto, das 492.000 pessoas que são unicamente detentoras da nacionalidade portuguesa, apenas 82.000 estão inscritas nas listas eleitorais francesas.

Como sabem, as próximas eleições autárquicas “élections municipales” terão lugar nos dias 15 e 22 de março de 2020. É um momento muito importante da vida local e todos os cidadãos da União Europeia, inclusive os Portugueses, são convidados a votar nessas eleições. Mas para que isso seja possível, devem proceder à inscrição nos cadernos eleitorais franceses imperativamente até ao 7 de Fevereiro de 2020.

Assim, caso ainda não esteja inscrito, seria conveniente fazê-lo deslocando-se à Câmara Municipal “Mairie” da sua área de residência para proceder à sua inscrição. É um processo simples e que não leva muito tempo a realizar.

Algumas semanas antes do escrutínio irá então receber o seu cartão de eleitor “carte d’électeur” com a indicação da mesa de voto onde poderá votar.

É essencial que os portugueses aumentem a sua participação na vida cívica local contribuindo assim de forma decisiva para a sua visibilidade e afirmação em França.

Agradecendo, desde já, toda a atenção que prestou a esta mensagem de apelo à participação cívica, apresento os meus melhores cumprimentos.

“Quem vota conta!”

Carlos Gonçalves
Deputado à Assembleia da República

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA