De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Que publicam os emigrantes portugueses no TikTok?

Há duas tendências claras nas publicações no TikTok por parte dos portugueses emigrados na Europa neste verão: o tema “Alegria” de La Harissa e o a frase “cheguei cheguei cheguei”, dita com sotaque brasileiro.

Estas duas “bandas sonoras” marcam as viagens de verão dos portugueses ao chegarem à terra natal ou para musicar a viagem. Muitos deles utilizam estes dois sons no TikTok para ilustrar o momento da passagem da fronteira portuguesa de automóvel, ou a chegada à localidade de onde são originários.

O tema de La Harissa, “Alegria” tem como refrão “às armas, às armas”, tal como no hino nacional português, e um ritmo cem por cento minhoto. A canção fala da viagem de verão dos emigrantes e da emoção de ver a placa de sinalização que indica a chegada a Portugal.

La Harissa é um grupo musical francês de hip hop e reggaeton criado em 1997 na região de Paris. Muito embora a banda se intitule portuguesa, toca estilos essencialmente sul-americanos.

Os integrantes da banda, são ambos portugueses, nascidos na freguesia de Seixas , concelho de Caminha. Em algumas das suas músicas, ve-se essa influencia minhota. São, contudo, uma banda apreciada pelos emigrantes residentes em França e praticamente desconhecidos em Portugal.

Pode encontrar as publicações com os hashtags #chegueicheguei, #alegriachallenge, ou ainda #laharissa

Ouça aqui o tema “Alegria” de La Harissa: