De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

Psicólogos – o mundo precisa de nós!

Partilho esta mensagem para assumirmos o nosso lugar na sociedade neste momento, sem medo! O mundo precisa de nós!

Somos os cientistas do comportamento de excelência. Comunicação e Comportamento é o nosso mundo científico. Usar a melhor linguagem e técnicas para gerir pensamentos, emoções e comportamentos é a nossa arte. É isso que leva à compreensão através da linguagem e melhora os comportamentos de responsabilidade individual. Fazer sem compreender não é duradouro e implica vigilância recorrente. Quanto mais conseguimos ajudar a compreender e a fazer o empowerment das pessoas, mais responsáveis e menos vítimas elas se tornam.

Temos a obrigação de assumir que foi para isso que estudamos durante anos, tal como os médicos têm a missão de salvar vidas. Eles precisam estar nos hospitais a dar o seu melhor, e nós precisamos saber usar as melhores estratégias de comunicação com as nossas redes e população, para ensinar os comportamentos que reduzem o medo e dão mais controlo à vida de cada um nesta fase temporária, incerta e difícil, até tudo voltar a normalizar.

Temos que assumir esta nossa especialidade científica, sem medo, que não é de opinião ou jeito para a questão, porque o nosso trabalho está assente em estudos de avaliação e intervenção (transversais, longitudinais, randomizados, ensaios clínicos, etc.) em situações de crise, em guerras, em situações de reféns, com presos confinados a espaços fechados, com terrorismo, com atentados, com perturbações de ansiedade, com pânico, etc.

É o nosso mundo profissional e sabemos, por obrigação, mais e melhor que toda a população leiga, e por isso estamos em atualização contínua, atentos ao que a ciência e as nossas associações científicas recomendam. O que a população mais precisa é orientação com segurança, e não a partilha de insegurança que alimenta o medo e desenvolve ansiedade e comportamentos disfuncionais. Quando a informação chega até nós, podemos e devemos ser o filtro que analisa e quebra a corrente do que alimenta o medo e ansiedade, e fortalece, como contra-corrente, o que mais dá confiança para o futuro.

Tal como o médico sabe mais e melhor sobre como salvar vidas, a quem nos entregamos nos momentos mais dramáticos e ficamos gratos por isso, vamos tirar a pressão da melhor das intenções de todos ao seu jeito (qualquer que seja a profissão), e dar a nossa melhor competência e orientação com sustentabilidade científica às pessoas. Assumamos, sem medo, esse pilar e lugar junto da população!

O mundo precisa de nós!

O Psicólogo Clínico/ Psicoterapeuta,
Dr. Ivandro, PhD

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.