De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

PSD questionou Governo sobre dívida de 35 milhões aos bombeiros

Deputados do grupo parlamentar do PSD questionaram esta terça-feira o Governo sobre a dívida do Estado aos bombeiros, para saber se foi efetivamente paga como o primeiro-ministro disse no parlamento e qual o montante devido atualmente.

Segundo o documento a que a Lusa teve acesso, os deputados dirigem a pergunta à ministra da Saúde e querem saber se a 13 de maio a dívida do Estado às corporações de bombeiros estava efetivamente paga, “tal como o afirmou o primeiro-ministro” no debate quinzenal desta segunda-feira no plenário da Assembeia da República.

Os parlamentares querem ainda saber qual o valor pago às corporações de bombeiros desde o início de 2019 e qual é atualmente “o montante exato da dívida do Estado às corporações de bombeiros de todo o país e qual é o prazo previsto para o seu pagamento integral”.

Os deputados expõem na pergunta ao Governo o motivo para estas questões.

No início do ano de 2019, a dívida do Ministério da Saúde às corporações de bombeiros era de mais de 35 milhões de euros e o presidente da Liga dos Bombeiros disse então que havia “associações à beira da rutura” e com falta de dinheiro para o combustível”, o que compromete o socorro às populações.

Já na segunda-feira, no debate quinzenal, dizem os deputados, em resposta ao presidente do grupo parlamentar do PSD, Fernando Negrão, que “a indicação da Senhora Ministra da Saúde é a de que a dívida [aos bombeiros] está paga”, motivo pelo qual os deputados do PSD querem esclarecer a situação.