De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Problema em França corta eletricidade em Portugal

Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa atingiu vários países, entre os quais Portugal e Espanha.

Pelas 17 horas, havia vários concelhos em Portugal sem acesso a eletricidade. Espanha foi também afetada, sobretudo na Catalunha.

Na origem, segundo o El País, está um incidente com um hidroavião que  gerou um problema na rede de alta tensão francesa causando o corte temporário da península do resto da Europa.

A Red Eléctrica espanhola explicou o sucedido através das suas redes sociais, mas o operador público responsável pelo transporte de energia elétrica em Espanha garante que o problema já está resolvido.

Em comunicado enviado às redações, a E-REDES portuguesa precisou que, “na sequência de um problema registado na rede elétrica europeia, a rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede”.

“A E-REDES, em articulação com a REN, está a iniciar a reposição progressiva do serviço nas zonas afetadas”, lê-se ainda na breve nota de imprensa.

Segundo o Jornal de Notícias os concelhos de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga, a Norte, e Sintra e Setúbal, a Sul, foram os atingidos pelo “apagão”.