De que está à procura ?

Lifestyle

Presépio recria Foz do Arelho com material reciclado

Um presépio com cerca de 1.000 peças feitas com materiais reciclados recria a praia e alguns edifícios da Foz do Arelho, numa iniciativa da Junta de Freguesia com o apoio de instituições e do comércio local.

Uma horta, com culturas plantadas, ou uma praia, com água do mar e um barco (em miniatura), são algumas das recriações que integram o presépio construído no Jardim do Grandela, na Foz do Arelho (concelho das Caldas da Rainha), por iniciativa da Junta de Freguesia local.

“A ideia foi recriar atividades como a pesca, com os homens a pescar e as mulheres a apanhar ameijoa”, disse à Lusa Fernando Sousa, presidente da freguesia que “desde setembro começou a preparar as construções”, que ocupam “cerca de 2.000 metros quadrados”.

No jardim que circunda o edifício da junta há réplicas da igreja da vila, da escola primária (com alunos no recreio), da ‘fonte dos namorados’, dos antigos lavadouros públicos e do respetivo estendal, do torreão do Inatel, do coreto e “do antigo rancho folclórico, com os trajes originais recriados nos bonecos feitos com garrafas e panos reciclados”, explicou Fernando Sousa.

 

Das 120 casas que este ano integram o presépio, “oito foram decoradas por instituições e 48 por estabelecimentos comerciais”, afirmou o presidente da autarquia, sublinhando que, nesta edição, “90% do comércio aderiu à iniciativa”.

Construído por funcionários da autarquia e montado com a colaboração de voluntários da localidade, o presépio teve este ano um investimento de 2.500 euros, suportados integralmente pela junta.

O presépio pode ser visitado, gratuitamente, até ao dia 06 de janeiro de 2020.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA