De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Prémio de jornalismo celebra presidências europeias portuguesa e alemã

A Embaixada de Portugal em Berlim anunciou que foi constituído o Júri do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão, na vertente alemã. O novo Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançado no passado dia 16 de setembro em Lisboa, coincidindo com as duas Presidências do Conselho da UE – a alemã, que se iniciou em julho, e a portuguesa, que começará em janeiro de 2021.

Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.

Trata-se de uma iniciativa da Associação de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Instituto Alemão de Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Instituto Camões e a Delegação de Turismo de Portugal em Berlim. Merece também o apoio da Embaixada de Portugal em Berlim e da Embaixada da República Alemã em Lisboa.

O Prémio distinguirá textos jornalísticos publicados na Alemanha sobre Portugal, bem como textos publicados em Portugal sobre a Alemanha, que ofereçam um contributo singular para o enriquecimento do entendimento mútuo. Serão privilegiados artigos nas áreas da política, economia, ciência, inovação, ambiente e sustentabilidade, educação e formação profissional, cultura, história e atualidade, turismo ou, ainda, sobre o relacionamento bilateral entre Portugal e Alemanha.

A seleção dos artigos será realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades de renome do meio jornalístico de cada um dos dois países.

Serão atribuídos três prémios por país, no valor de 3.000, 2.000 e 500 euros, complementados, na primeira e segunda categorias, por uma viagem a Portugal ou à Alemanha para duas pessoas.

As candidaturas ao Prémio encerram a 15 de abril de 2021. O regulamento pode ser consultado aqui.