Preços das casas em Portugal continuam a crescer acima da média
O Eurostat revelou recentemente que os preços das casas em Portugal continuam a subir mais que a média da Zona Euro e da União Europeia.
Portugal figura no 7.º lugar deste ranking, mas é o quarto país com o maior aumento dos preços da Zona Euro, face ao primeiro trimestre de 2023. No extremo oposto da tabela surge o Luxemburgo com uma queda de 10,9%, seguido pela Alemanha (-5,7%) e França (-4,8%).
No primeiro trimestre de 2024, os preços da habitação, medidos pelo Índice de Preços da Habitação, desceram 0,4% na área do euro e subiram 1,3% na UE, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Quanto quarto trimestre de 2023, os preços da habitação desceram 1,2% na área do euro e subiram 0,2% na UE.
Em comparação com o quarto trimestre de 2023, os preços da habitação diminuíram 0,1% na área do euro e aumentaram 0,4% na UE no primeiro trimestre de 2024.
Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, sete apresentaram uma diminuição anual dos preços da habitação no primeiro trimestre de 2024 e dezanove apresentaram um aumento anual. As maiores descidas foram registadas no Luxemburgo (-10,9%), na Alemanha (-5,7%) e em França (-4,8%), enquanto os maiores aumentos foram registados na Polónia (+18,0%), na Bulgária (+16,0%) e na Lituânia (+9,9%).
Em comparação com o trimestre anterior, os preços diminuíram em oito Estados-Membros e aumentaram em dezoito Estados-Membros. As maiores descidas foram registadas na Dinamarca (-2,5%), França (-2,1%) e Eslováquia (-1,7%), enquanto os maiores aumentos foram registados na Bulgária (+7,1%), Hungria (+5,1%) e Polónia (+4,3%).
Desde o terceiro trimestre de 2022 que o preço das casas em Portugal está a aumentar a um nível cada vez mais baixo. No entanto, além de continuar a apresentar taxas de crescimento homólogas acima da média dos países da União Europeia, permanece bem longe das correções de preços já registadas por vários países da Zona Euro, como França e Alemanha, avança o jornal Eco.