De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Portugueses encantaram Andorra com as Janeiras

A música popular portuguesa e o canto popular tradicional das Janeiras voltaram a percorrer os vales do Principado de Andorra.

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ apresentou no país dos Pirinéus uma nova edição das Janeiras dedicando três fim-de-semana a divulgar a cultura tradicional portuguesa junto da sociedade andorrana e da comunidade portuguesa que revive em cada visita das Janeiras, tempos passados nas suas vilas e aldeias.

No dia 11 de janeiro iniciaram as visitas a estabelecimentos comerciais andorranos e portugueses, domicílios, residências de idosos, igrejas do Principado e finalizando no dia 26 de Janeiro na Catedral de Santa Maria de Urgell, na vizinha Espanha onde o cântico das Janeiras, após a celebração eucarística, foi apreciado pelo Arcebispo Joan-Enric Vives i Cecília, copríncipe do Principado.

Trajados para a ocasião, os elementos do grupo realizaram mais de duas dezenas de atuações, visitando cinco das sete paróquias do país, Canillo, Encamp, La Massana, Andorra la Vella, Sant Julià de Lòria e destacando este ano a visita à Basílica Santuário de Meritxell, padroeira de Andorra.

A atividade cultural do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ estará marcada este ano, pela celebração do 24º aniversário com um festival no dia 2 de maio e a participação, em finais do mesmo mês, num festival em Estrasburgo, além de outras iniciativas em Andorra que fazem parte do calendário habitual do grupo.