De que está à procura ?

Comunidades

Português faz parte da mais surpreendente startup da Dinamarca

É uma ‘empresa-miúda’ mas começou a ganhar dinheiro como graúda. No período de apenas seis dias, entre 12 e 18 de janeiro, uma startup liderada por português de 24 anos angariou aproximadamente 132 mil euros (983 mil coroas dinamarquesas) numa campanha de crowdfunding, quando o objetivo inicial era chegar aos 13 mil euros (100 mil coroas dinamarquesas) – algo para o qual foram suficientes apenas duas horas, explica o Jornal Económico.

A Nordgreen, uma empresa de relógios minimalistas com design dinamarquês, foi criada há sete meses por Pascar Sivam e Vasilij Brandt. O jovem português Daniel Rocha é uma das caras por trás da empresa que conta, neste momento, com 25 funcionários de mais de 15 nacionalidades diferentes – entre fundadores, managers de cada país, designers e estudantes.

“Sempre sonhei em alcançar mais, tornar a minha vida mais significante, e esperei conseguir sucesso no meu futuro. Tenho trabalhado de uma forma significante para isso, mas nunca tinha imaginado que poderia ter este tipo de sucesso”, confessou o empresário ao Jornal Económico.

Daniel estudou Engenharia Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa durante quatro anos e, três anos depois de ter decido abandonar o país, aceitou o desafio de liderar esta startup na Dinamarca.

Para o sucesso da mesma contribuíram as mais de 1.400 pessoas que doaram ao projeto 1.495.496 coroas dinamarquesas (200.761.865 euros) na Kickstarter. Na plataforma norte-americana de crowdfunding Indiegogo foram angariados 257.570 dólares (cerca de 206.555 euros) até à hora de redação deste artigo. Assim que terminou a campanha de Kickstarter, a startup lançou novas em 14 países em simultâneo.

“Queria desafiar-me a conquistar algo por mim mesmo e a ter a oportunidade de ser independente. Aprender uma nova língua e expandir os meus horizontes, tornando-me um pouco mais internacional. Isto também porque fui aceite na universidade em Aarhus [cidade na costa este da península de Jutlândia] para o curso de Gestão e Finanças”, contou Daniel Rocha.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA