De que está à procura ?

Europa

Portugal vai ajudar gregos a sairem da crise

A Grécia aceitou a oferta de ajuda técnica de Portugal para a monitorização pós-programa. O ministro das Finanças português, Mário Centeno, tinha transmitido a ideia ao seu homólogo grego, Euclides Tsakalotos, em abril. Na reunião do Eurogrupo da semana passada, Tsakalotos aceitou o convite e discutiu os detalhes com Centeno, revela o Jornal de Negócios. A ideia é partilhar a experiência portuguesa numa altura em que a Grécia se prepara para sair do seu terceiro programa.

“Aceitámos de bom grado a proposta do ministro Centeno”, afirmou fonte oficial do ministro das Finanças grego ao Negócios, referindo que a ajuda será para a monitorização pós-programa na Grécia. Este período deverá começar após 20 de agosto, o dia de referência para a saída da Grécia do programa de ajustamento onde está há oito anos.

Os ministros discutiram os detalhes desta cooperação na reunião do Eurogrupo, na semana passada, em que a Grécia voltou a estar na ordem de trabalhos. “A Grécia está a planear enviar um comité a Portugal para obter aconselhamento”, confirmou fonte oficial de Tsakalotos, sem referir datas previstas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA