De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Portugal tem projeto de pulseira para monitorizar doentes de covid-19

O Health Cluster Portugal (HCP) vai lançar uma pulseira de monitorização digital para pessoas infetadas com a covid-19, ou com suspeitas de infeção, que estão em casa, e que vai estar pronta em três meses, revelou esta sexta-feira a associação.

“O objetivo é que, daqui a três meses, no máximo, esta solução esteja implementada”, avançou à Lusa Joana Feijó, diretora de desenvolvimento de negócios do HCP – Polo de Competitividade da Saúde, especificando que se trata de uma adaptação feita a um projeto “muito longo” para responder à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a responsável, a Smart Health Network, um ‘braço’ do HCO especializado nas soluções de saúde digital, já estava a desenvolver uma pulseira de acompanhamento à distância para as pessoas com doenças pulmonares, diabetes, insuficiência cardíaca e Alzheimer, adaptando-o agora à covid-19.

“O modelo é o mesmo, o que fizemos numa semana foi adaptar os parâmetros para os sintomas especiais relacionados com a covid-19”, frisou Joana Feijó, especificando que, neste projeto, estão envolvidos 12 parceiros, desde centros de investigação a ‘start ups’, empresas e dois hospitais, o Hospital de São João, no Porto, e o Hospital de Braga.

A responsável adiantou ainda que estão 30 pessoas alocadas atualmente ao projeto, e que os trabalhos em curso envolvem, além da afinação dos sensores para os sintomas do novo coronavírus, a criação de um ‘back office’ (base de dados) que permita a consulta dos médicos de saúde pública.

“Já está decidido pelos parceiros que o projeto vai avançar, independentemente de haver financiamento externo ou não. Claro que estamos a concorrer aos fundos dos concursos que estão a ser abertos, mas temos 40 mil euros para lançar o produto nos próximos três meses”, salientou.

Além da pulseira de monitorização digital, o HCP também está a trabalhar na criação de uma central de apoio técnico e de suporte à utilização de ventiladores, e de uma plataforma de ‘e-learning’ [formação à distância] que disponibiliza conteúdos sobre covid-19 para profissionais de saúde.

O HCP é uma associação privada sem fins lucrativos que reúne mais de 180 associados, entre ‘start ups’ e empresas do setor dedicadas à investigação, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas das áreas da farmacêutica, biotecnologia, tecnologias médicas e serviços.