De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Portugal integra programa de financiamento artístico ibero-americano

Portugal vai integrar o programa IBERESCENA, um fundo de apoio financeiro às artes cénicas no espaço dos países ibero-americanos, revelou a organização.

Este fundo foi criado em 2006 para apoiar e promover o intercâmbio das artes cénicas dos países ibero-americanos e Portugal será o 15.º país a aderir, ficando representado através da Direção-Geral das Artes.

Em comunicado, o IBERESCENA refere que o Ministério português da Cultura está a executar “os últimos procedimentos técnico-administrativos necessários para concretizar oficialmente a adesão de Portugal ao Fundo de Apoio às Artes Cénicas Ibero-americanas”.

De acordo com o presidente do conselho intergovernamental do IBERESCENA, Marcelo Allasino, a entrada de Portugal significa um aumento “de possibilidades de cooperação na Península Ibérica e fortalece a presença da língua portuguesa no programa”.

Entre os objetivos de base deste programa estão o apoio à distribuição e promoção de espetáculos ibero-americanos, o incentivo a coproduções, a promoção de criação de projetos que incluam temáticas de “género, povos originários e afrodescendentes” e que favoreçam a coesão e a inclusão social.

O fundo foi criado em 2006 no âmbito da cimeira ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo realizada em Montevideu.

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai são os países membros deste fundo.