De que está à procura ?

Europa

Portugal e Espanha unem culturas em tempos de pandemia

A mostra anual da Cultura Portugal em Espanha realiza-se até ao fim do ano com o lema “Conectados”, para realçar os laços estreitos entre os dois vizinhos ibéricos, apesar da pandemia de covid-19.

“Apesar da pandemia vamos organizar o Cultura Portugal, cumprindo todas as normas sanitárias”, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes.

Para o responsável pela equipa na embaixada que organizou a 18.ª edição consecutiva do certame, a Cultura de Portugal “continua conectada com Espanha, um país “vizinho, irmão e amigo” onde vai dar a conhecer as suas “criações de excelência” em várias áreas artísticas.

Este ano, entre as atividades, destacam-se várias em homenagem ao centenário da fadista Amália Rodrigues, que começaram no passado sábado no Teatro Real de Madrid com a atuação das artistas Fábia Rebordão, Ana Moura e Cuca Roseta.

Destaque também para a atuação da Orquestra Sem Fronteiras, conduzida por Martim Sousa Tavares, com membros dos dois países, em 08 de novembro, com o objetivo de melhorar a cooperação e a integração transfronteiriça.

Ainda dentro do género musical, irão atuar a Orquestra Jazz de Matosinhos (27 de outubro), David Bruno e Maria Reis, no Festival Portugal Alive (05 de dezembro em Barcelona), para só citar algumas.

No que diz respeito ao cinema, a cineasta Regina Pessoa dará ao público uma aula sobre o processo de criação dos seus trabalhos (30 de novembro), numa sessão em que também serão mostradas várias das suas curtas-metragens, como “Tio Tomás, a contabilidades dos dias”, “Kali, o pequeno vampiro”, “História trágica com final feliz” e “Uma noite”.

Numa sala de Madrid também será projetado em 13 de outubro o filme “Francisca”, de Manoel de Oliveira.

A literatura inclui a participação da escritora Lídia Jorge em várias atividades em Madrid e Oviedo, com palestras e debates sobre a sua obra.

O programa completo do Cultura Portugal pode ser consultado em www.culturaportugal.com e inclui outras áreas artísticas e eventos em várias cidades espanholas para além de Madrid, como na Corunha, Barcelona, Cádis, Pontevedra, Santiago de Compostela, Segóvia, Sevilha, Oviedo e Vigo.

João Mira Gomes referiu que alguns eventos previstos inicialmente tiveram de ser anulados devido a consequências da luta contra a covid-19, como por exemplo a participação portuguesa na Feira do Livro de Madrid, que foi cancelada.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA