De que está à procura ?

Desporto

Porto goleia chaves no arranque da I Liga

O FC Porto ‘puxou dos galões’ de campeão e goleou este sábado o Desportivo de Chaves por 5-0 na estreia na I Liga 2018/19, com uma exibição e golos espetaculares, Belenenses e Vitória Setúbal entraram também com o pé direito.

O campeão nacional não deu qualquer chance ao Desportivo de Chaves, ao praticar um futebol intenso, ofensivo, contundente, traduzido em golos, alguns deles espetaculares, que deixaram os adeptos portistas com ‘água na boca’.

Vincent Aboubakar, que fez uma pré-época apagada, soltou a sua veia goleadora ao marcar os dois primeiros golos, aos 14 e 20 minutos, o primeiro após uma recuperação de bola e assistência de Otávio, com o avançado camaronês a tirar um adversário da frente e chutar para o fundo das redes.

O segundo surgiu seis minutos depois a concluir uma boa jogada coletiva, em que a defesa flaviense só viu a bola a ser trocada entre os jogadores portistas, antes de Aboubakar finalizar com nova assistência de Otávio.

No espaço de 20 minutos o FC Porto tinha a partida praticamente resolvido, mas ainda antes do intervalo o argelino Yacine Brahimi ‘tirou um coelho da cartola’ para fazer o terceiro golo, numa jogada de incursão na área em que driblou um adversário e chutou fora do alcance do guarda-redes.

Na segunda parte os campeões nacionais abrandaram um pouco o ritmo, mas mesmo assim marcaram mais dois golos, o primeiro por Jesus Corona, que entrou a substituir André Pereira, aos 67 minutos, com um remate com pé esquerdo à entrada da área, e o segundo por Marius, jogador do Chade contratado esta época, que concluiu mais um bom lance coletivo.

Com este triunfo, o FC Porto colocou-se na liderança do campeonato com três pontos, os mesmos de Vitória de Setúbal, Benfica e Belenenses, mas com vantagem na diferença de golos.

O Belenenses estreou-se também com uma vitória num terreno muito difícil, em Tondela, cuja equipa vinha moraliza do recente triunfo fora sobre o Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga.

Fredy foi o herói da partida ao marcar o único golo da partida, num momento de inspiração, aos 54 minutos, mas o triunfo dos azuis do Restelo foi alcançado graças à disciplina de jogo, espírito combativo e coesão defensiva que a equipa evidenciou durante os 90 minutos perante um Tondela que nunca baixou os braços e que manteve a pressão até ao derradeiro segundo.

Outro vencedor do dia foi o Vitória de Setúbal, que recebeu e bateu o Desportivo das Aves por 2-0, graças aos golos de Costinha, aos três minutos, e de Jhonder Cádiz, aos 61, numa partida em que a equipa de José Mota chegou ao fim com nove jogadores, devido às expulsões de Falcão e Jorge Fellipe.

Na sexta-feira, no jogo que abriu o campeonato, o Benfica, segundo classificado em 2017/18, bateu o Vitória de Guimarães, por 3-2, depois de ter chegado ao intervalo a ganhar por 3-0, com ‘hat-trick’ de Pizzi.

A jornada inaugural prossegue no domingo, com mais quatro jogos, entre os quais a visita do Sporting ao Moreirense e a receção do Sporting de Braga ao recém-promovido Nacional.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA