De que está à procura ?

Colunistas

Pombal e o seu castelo

A cidade de Pombal, situada no distrito de Leiria apresenta ainda vestígios de um passado longínquo. Uma estrutura fortificada da Idade Média é avistada pelo visitante ou habitante da região. Este, ao percorrer as ruas da cidade e ao conduzir pela estrada nacional e secundária, tem a excelente oportunidade de avistar ao longe a edificação histórica.

Trata-se de um castelo que expressa a sua beleza com barbacãs, ameias, torre de menagem e caminho de ronda. As suas duas portas grandes maravilham qualquer um. O castelo de Pombal, com os seus metros quadrados que guardam memórias e modificações arquitetónicas ao longo dos tempos, é um verdadeiro palco para festas, feiras, visitas guiadas ou livres.

Este monumento nacional localizado sobre rochas, possibilita uma excelente vista panorâmica. No caminho de ronda avistamos a cidade de Pombal, as suas ruas cheias de vida, jardins, museus e outros monumentos, nomeadamente esculturas que representam o Marquês de Pombal, uma personalidade histórica portuguesa.

O visitante, após alcançar o fim das escadarias que dão acesso ao castelo, que por sua vez, servia para a defesa estratégica da região, pode observar uma arquitetura militar antiga com cubelos quadrangulares. O castelo de Pombal apresenta vestígios de obras realizadas nos nossos tempos – o que valeu bastante a pena. Esta requalificação e valorização é digna de ser visitada.

O monumento, situado não muito longe do rio Arunca, apresentou vestígios de épocas românica, da ocupação muçulmana, da época da reconquista cristã e de uma residência senhorial. Todavia, o castelo foi alvo de saques levadas a cabo pelas tropas de Napoleão. E assim, se tornou e permaneceu uma ruína durante muito tempo.

O castelo que merece ser visitado, está aberto ao público de terça a domingo e abre as suas portas às dez da manhã.

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA