“Artes em Diálogo” não é apenas um livro de poesia e pintura.
É sim uma viagem pelo universo maravilhoso da pintura, em que o talento de Edite Melo, deixa bem expresso em cada tela, a magia das cores, e uma beleza artística que enleva uma imaginação filosófica, à qual as palavras de São Gonçalves tão bem conseguem juntar, numa experiência única de duas grandes artistas.
A poesia neste livro, acompanhada pela pintura de Edite Melo, é uma viagem filosófica no universo das palavras e das imagens, que lhes acrescentam uma grandeza em que só quem nasceu com o dom de artista é capaz de nos surpreender.
Este é um livro que satisfaz em pleno o amor à palavra e à imagem, e à magia de quem sabe expressar os sentimentos como ninguém, pela ótica da imaginação.
A poesia da São Gonçalves é como uma luz que ilumina a entrada para dentro de nós mesmos, guiando-nos pelos recônditos caminhos mais obscuros da alma, transformando a escuridão em luz de esperança, e vida.
É uma luz que ilumina, e ao mesmo tempo aquece todas as inquietudes dentro de nós. É uma luz que dá vida, que renova, que transforma o poeta num verdadeiro mensageiro do invisível.
As pinturas de Edite Melo, acompanhadas pela poesia de São Gonçalves, são para mim uma clara expressão de sentimentos mistos, de uma filosofia sofisticada, mas ao mesmo tempo simples e clara.
“Na imensidão dos oceanos uma corrente de luz abraça o universo do poema
Há uma musicalidade nascente a cobrir os mistérios da cor
Há o mar, a terra e os céus, o universo!
Há a transcendência da alma refletida na fulgurância da cor.”
São Gonçalves
“Artes em Diálogo” é isso mesmo, a arte e a palavra que se complementam uma à outra, de uma maneira artística, criativa e com uma espécie de linguagem musical. Não só a palavra é arte, como também a pintura prodigiosa de Edite Melo é aqui descodificada com beleza filosófica, pela magia poética de uma das melhores poetisas destes nossos tempos.
“Em silêncio se tecem os matizes da luz
Em silêncio se constroem cidades azuis
Nascente de lirismo e utopias, cristais a inundar o poema
Em silêncio se atinge a plenitude da perfeição.”
São Gonçalves
“Artes em Diálogo” é sem dúvida alguma um livro que recomendo, especialmente para quem aprecia a arte da imagem, aqui esmerada pelas cores fortes numa combinação subtil, terna e penetrante, da pintura de Edite Melo.
Pintura essa que através dos seus quadros nos leva numa viagem filosófica, em que a poesia de São Gonçalves decifra, e ao mesmo tempo nos encaminha pelo maravilhoso mundo da imaginação de dois talentos indiscutíveis.
António Magalhães