O internacional português Pepe despediu-se esta quinta-feira dos relvados através de um vídeo de meia hora que de certa forma resume os 28 anos que passou como profissional de futebol.
Chegado à Madeira para representar o Marítimo na temporada 2001/2002, após quatro anos a defender as equipas de formação do Sport Club Corinthians Alagoano, Kepler Laveran de Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, não demorou a pegar de estaca no centro da defesa do emblema insular.
As boas épocas de rubro-verde atraíram a atenção do Futebol Clube do Porto, da cidade Invicta, por quem viria a jogar três épocas. Agigantando-se perante os adversários nas competições nacionais e internacionais pelos dragões, Pepe conheceu, no verão de 2007, o sabor de jogar naquela que para muitos é considerada a maior equipa do mundo: o Real Madrid.
Na capital espanhola ficou durante uma década, antes de sair para o Besiktas já com 35 anos. Mas ao contrário de muitos dos atletas com a sua idade, o luso-brasileiro não se agarrou ao contrato com os turcos e partiu para encerrar carreira no seu clube de coração em Portugal, o Futebol Clube do Porto.
Neste regresso, promovido por Pinto da Costa e Sérgio Conceição em 2018/19, Pepe capitaneou os dragões por outras cinco temporadas. A nível de seleção foi igualmente importante, tendo participado em 141 encontros e marcado oito golos.
Dono de um palmarés invejável, Pepe acumulou dois Campeonatos do Mundo de Clubes, uma Supertaça Europeia, uma Supertaça Intercontinental, três Ligas dos Campeões, um campeonato da Europa, uma Liga das Nações, quatro Ligas portuguesas, cinco Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça da Liga, três Ligas espanholas, duas Supercopas de Espanha e ainda duas Copas del Rey.
Hoje, quinta-feira, 8 de agosto de 2024, o internacional português comunicou o adeus aos relvados.