De que está à procura ?

Comunidades

Passaporte português vai passar a ter 10 anos de validade

© Ricardo Silva / BOM DIA

A extensão do período de validade do passaporte português dos atuais cinco para os 10 anos é um dos grandes objetivos do atual Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, recordou este fim de semana a sua Adjunta Sara Madruga da Costa na conferência Portugal+ Londres, organizada pelo BOM DIA.

De acordo com Sara Madruga da Costa, que devido a incompatibilidades de agenda representou o governante nesta conferência, esta medida visa “permitir uma poupança de tempo e custos aos portugueses residentes no estrangeiro”. Desta forma, espera-se também que os consulados portugueses vejam parte da sua carga de trabalho aliviada. Também na ótica do melhoramento dos serviços às comunidades, a adjunta de Gabinete recordou que já no decorrer da presente legislatura o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi reforçado com 50 novos funcionários.

Ciente de que “os desafios das comunidades portuguesas são hoje diferentes daqueles daqueles que existiam há 50 anos”, Sara Madruga da Costa destacou ainda que as permanências consulares têm vindo a ser cada vez mais periódicos “de forma a aumentar e agilizar agendamentos”.

Nesta intervenção, falou-se também de ambição e de capacidade de execução, duas características que atribui ao atual SECP e que afirma que “conhece as comunidades como ninguém”.

O Orçamento do Estado (OE) para 2025 também foi, por diversas vezes, tema de foco na sexta edição da conferência Portugal+. Durante a sessão de abertura, Sara Madruga da Costa congratulou-se este ser, nas suas palavras, “um OE que respeita, pela primeira vez em muitos anos, as comunidades”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA